Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/9797
Título: Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico
Autor: Vale, Isabel
Pimentel, Teresa
Barbosa, Ana
Borralho, António
Barbosa, Elsa
Cabrita, Isabel
Fonseca, Lina
Data: 2011
Editora: Texto Editores, Lda.
Resumo: Este livro é a nova edição de uma publicação, para apoio aos professores de Matemática do ensino básico, que surgiu no âmbito do projeto Matemática e Padrões no Ensino Básico: perspetivas e experiências curriculares de alunos e professores. Este projeto decorreu entre 2007 e 2010 e foi financiado pela FCT com a referência PTDC/CED/69287/2006. Valorizando a exploração de padrões como meio de ajudar os estudantes quer a desenvolver a sua competência matemática quera a apreciar as qualidades estéticas da disciplina, o projeto em causa reforça a perspetiva de que a exploração matemática na procura de padrões é um meio através do qual emergem conceitos matemáticos com significado e compreensão. Esta ideia está em consonância com o novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (ME, 2007), que, contrariamente aos programas dos anos 90 do século XX, prevê o tratamento da temática dos padrões de forma explícita. Este livro centra-se na importância dos padrões no desenvolvimento curricular da Matemática no ensino básico, apresentando-se um conjunto de propostas de tarefas que contemplam temas matemáticos transversais aos três ciclos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9797
ISBN: 978-972-47-4588-6
Aparece nas coleções: CIDTFF - Livro

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2011) Padrões em Matemática.pdf1.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.