Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9760
Title: Inadaptação escolar e estrutura educativa
Author: Coelho, Carlos Meireles
Keywords: Reforma do sistema educativo
Democratização da educação
Igualdade de oportunidades
Diversificação da educação e formação
Integração na escola e na sociedade
Issue Date: May-1982
Publisher: Câmara Municipal de Vila Real, Núcleo Cultural
Abstract: A reforma Veiga Simão (1973) não chegou a ser implementada e em 1980 o governo pôs em discussão pública uma proposta para que houvesse uma lei de bases do sistema educativo em Portugal. Nesse contexto reflecte-se sobre as finalidades e objectivos para o sistema educativo, o que se pretende com a educação na sociedade, que democratização queremos construir com uma educação permanente onde todos e cada um tenham oportunidade de aprender a encontrar o seu lugar na sociedade. Aplica-se o conceito de adaptação e inadaptação às escolas segregadoras que temos, constatando a sua inadaptação ao não aceitar à partida cerca de 5% das crianças com dificuldades e por ir segregando em cada nível cerca de 30% das que vão restando. Defende-se que a estrutura educativa se deve diversificar deixando de oferecer a mesma educação igual para todos de modo a que se torne a melhor educação para cada um: numa educação básica para todos desde os 4 anos de idade que vá integrando acções educativas diversificadas de tipo escolar, extra-escolar e pré-profissional; seguida de um ensino médio diversificado em áreas de educação e formação; culminando no ensino superior universitário. E que todo o sistema educativo seja integrador: que acolha cada um como é e o prepare o melhor possível para que seja capaz de encontrar um lugar na sociedade.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10773/9760
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1982 Inadaptação escolar.pdfInadaptação escolar e estrutura educativa11.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.