Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/9721
Título: Leitura de palavras e pseudopalavras nas dificuldades de leitura
Autor: Lopes, Ana Sofia Silva
Orientador: Coimbra, Rosa Lídia
Palavras-chave: Dificuldades da leitura
Dislexia
Crianças em idade escolar
Adolescentes
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Ser capaz de descodificar uma palavra escrita é uma das competências indispensáveis para um bom desempenho de leitura. Têm sido realizados vários estudos sobre o desenvolvimento normal da descodificação de leitura para Português Europeu mas este estudo permite comparar a leitura de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem de leitura. Foram comparados três grupos de crianças (com Dislexia, com dificuldades de leitura e escrita associadas a dificuldades de aprendizagem, e com desempenho escolar normal) relativamente às suas competências de leitura de palavras e pseudopalavras, tendo em conta a sua frequência e extensão. Os participantes têm idades compreendidas entre os 7 anos, 8 meses e os 14 anos e residem no Município de Amarante. Como seria de esperar, as crianças com desenvolvimento normal leem mais rápido e produzem muito menos erros do que as dos outros grupos, embora se tornem leitores fluentes mais tarde do que a literatura refere que seria normativo. As crianças com Dislexia e as crianças com dificuldades de leitura produzem uma quantidade de erros de leitura semelhante, embora haja variação no tipo de erros que ocorrem. O tempo de leitura das crianças com Dislexia vai aumentando com a idade, refletindo um maior esforço no uso da via fonológica, tentando limitar a ocorrência de erros. Nas crianças com dificuldades de leitura o tempo de leitura não regista variações com a idade. Tanto as crianças com Dislexia como as crianças com dificuldades de leitura revelam dificuldade em agilizar o uso das duas vias de leitura (lexical e fonológica).
Being able to decode a written word is one of the necessary competences to a good reading performance. Several studies have been focusing on the normal development of decoding abilities for European Portuguese readers but this study allows comparison between children with and without learning disabilities for reading. Three groups of children (with Dyslexia, with reading and writing difficulties associated with learning disabilities, and with normal learning abilities) where compared based on their reading competences for words and pseudowords that vary in frequency and extension. Participants age range from 7 years, 8 months to 14 years old and they all live in Amarante. As expected, children with normal development can read faster and make fewer reading errors than the other participants, however they became fluent readers later than described in literature. Children with Dyslexia and children with reading difficulties produced a similar quantity of reading errors, though the type of errors varies. The reading time for children with Dyslexia increases gradually with age, reflecting an effort to use the phonological route and limiting the quantity of decoding errors. The reading time for children with reading difficulties does not vary much with age. Both children with Dyslexia and children with reading difficulties showed difficulties in using the two reading routes (lexical and phonological) effortlessly.
Descrição: Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
URI: http://hdl.handle.net/10773/9721
Aparece nas coleções: DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_ana lopes.pdf2.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.