Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9677
Title: | Educação igual para todos? – Tratar a todos por igual? |
Author: | Meireles-Coelho, Carlos |
Keywords: | igualdade de oportunidades igualdade e diferenças integração necessidades educativas especiais diversificação educativa orientação personalizada |
Issue Date: | Mar-1988 |
Publisher: | Noesis |
Abstract: | O que é ser um professor justo? O que é a igualdade na educação? Ao longo dos tempos foram sendo dadas várias respostas. No estádio-modelo de segregação procura separar-se o trigo do joio para que os contaminados não contagiem os puros. No estádio-modelo filantrópico ou caritativo uma deficiência é considerada como característica do sujeito que, por isso, é acolhido e cuidado em casa ou em instituições. No estádio-modelo de assistência pública criam-se instituições, seja com a finalidade de profilaxia social, seja para prestar cuidados. No estádio-modelo dos direitos fundamentais reconhece-se que todos têm direito aos cuidados adequados e ao tratamento educativo especializado em instituições ou pela implementação de diferentes formas de escolarização. No estádio-modelo de igualdade de oportunidades procura acompanhar-se o ritmo de cada um, compensando as dificuldades que vai apresentando. No estádio-modelo de integração aceita-se cada um como é, com as suas diferenças, primeiro na escola, que o deve preparar para se integrar na sociedade, sabendo cada um que não será rejeitado nem excluído por ser o que é e que o trigo e o joio crescerão juntos e só na ceifa serão discriminados pelos talentos que fizeram render ao longo da vida. A escola e a sociedade deverão diversificar as oportunidades educativas e funcionais para todos de modo que cada um encontre aí o seu lugar, desenvolvendo o mais que puder as suas aptidões ao longo da vida. As necessidades educativas especiais de cada um devem ser apoiadas e compensadas de modo que a educação seja a melhor possível para cada um, através da diversificação curricular e da orientação personalizada. |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9677 |
Appears in Collections: | DEP - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1988 Noesis.pdf | Educação igual para todos? | 6.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.