Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/9651
Título: | Iniciação ao violino partilhada por pais e filhos |
Autor: | Ferreira, Sofia Leandro |
Orientador: | Rosa, António Chagas |
Palavras-chave: | Educação musical Educação pré-escolar Motivação dos alunos Participação dos pais Técnicas instrumentais Violino |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O presente estudo procurou aprofundar a discussão acerca do envolvimento parental na fase inicial da aprendizagem de violino, por crianças em idade pré-escolar. Observou o desenvolvimento de um conjunto de alunos a iniciar o estudo de violino, cujos pais foram colocados em dois tipos diferentes de envolvimento: participação, através da partilha das aulas com os filhos, ou acompanhamento, através da assistência às aulas. Os dados recolhidos reuniram informações acerca do desempenho dos alunos ao longo de treze aulas, das sessões de estudo ocorridas nesse período, e da intervenção dos pais. Os resultados indicam a existência de mais vantagens em envolver os pais de forma ativa e direta no processo de aprendizagem. Os alunos cujos pais integraram o projeto como participantes obtiveram melhores indicadores de desempenho ao longo das aulas, de frequência e regularidade no estudo em casa e de motivação. The present study sought to deepen the discussion about parental involvement in early violin teaching for children in pre-school age. Observation was undertaken of the development of a set of students starting violin learning, whose parents fulfilled two different types of involvement: participation in the lessons with their children, or through attendance in the class. The data collected gathered information about the performance of students over thirteen classes; study sessions which occurred during that period; and parental intervention. The results indicate that there are advantages in involving parents actively and directly in the learning process. Students whose parents were also participants obtained better performance indicators in classes, in frequency and regularity at home study and in motivation. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9651 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.