Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9603
Title: Desenvolvimento profissional docente para o ensino à distância na Universidade Eduardo Mondlane
Author: Chovano, Lina Sara Hunguca de
Advisor: Moreira, António
Keywords: Ensino multimédia - Teses de doutoramento
Formação de professores - Moçambique
Desenvolvimento profissional
Professores do superior
B-learning
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A integração das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educativo proporcionou a emergência de novos cenários de ensino e aprendizagem onde o EaD online é parte integrante. Esta realidade, recentemente implementada na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), demanda que os professores estejam preparados com conhecimentos e competências para atuarem com sucesso no EaD online. O maior desafio que surge é como tornar o professor presencial num professor online efetivo pelo facto de muitos deles desenvolverem atitudes de resistência em relação ao EaD, permanecendo ligados às formas tradicionais de ensino. O objetivo deste estudo é conceber, implementar e avaliar um modelo de desenvolvimento profissional dos professores para o EaD, da UEM, por recurso às novas TIC que possibilite a aquisição de competências pedagógicas e tecnológicas para ensinarem em ambientes de ensino e aprendizagem online e integrarem as novas TIC no ensino presencial. Como metodologia, trata-se de um estudo de caso qualitativo, com a unidade de análise “O desenvolvimento profissional do professor para o EaD”, baseado no paradigma interpretativo, com uma vertente de investigação-ação. O estudo foi realizado na UEM, Moçambique, onde foram analisadas duas ações de formação, na modalidade de blended learning com recurso a uma plataforma LMS denominada Aulanet, e envolveu 16 professores de diferentes áreas disciplinares. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e entrevista, do diário e de documentos eletrónicos como mensagens de fórum de debate, de chat, de correio interno e do skype. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para o tratamento de dados qualitativos, com suporte do Nvivo8, e os dados quantitativos recorreram ao Excel. Os resultados do estudo mostraram que a inserção dos professores num ambiente virtual permitiu mudarem de atitudes em relação ao EaD e às TIC, adoptarem estratégias pedagógicas para lidar com certos aspetos do ensino online e aprenderem a utilizar as ferramentas do EaD de modo apropriado.
The integration of the new information and communication technologies in the context of education set up the conditions for the emergency of new teaching and learning scenarios where online open and distance learning is an integral part. This reality which recently has been implemented at Eduardo Mondlane University (UEM) demands that teachers are prepared with the knowledge and skills to act with success in online open and distance learning. The major challenge is how to turn the face to face teacher into an effective online teacher due to the fact that many of them have developed resistance attitudes towards open and distance learning and in that way remain attached to the traditional methods of teaching. The objective of this study is to conceive, implement and evaluate a professional development model of teachers for open and distance learning at Eduardo Mondlane University using the new information and communication technologies that can enable the acquisition of pedagogical and technological competencies to act in online teaching and learning environments as well as integrate new information and communication technologies in face to face teaching. As to methodology it is a qualitative case study with the analysis unit “The professional development of the teacher for open and distance learning”, based on an interpretative paradigm with an action research element. The study was carried out at Eduardo Mondlane University, Mozambique, in which two training courses were analyzed using the blended learning model through the LMS platform Aula net and sixteen (16) teachers from different subject areas were involved. Data was collected through questionnaires and interviews, a diary and electronic documents such as messages from the discussion forum, chat, internal mail and skype. The analysis technique for content was used for qualitative data treatment with the support of Nvivo8 and Excel was used for quantitative data. The study results have shown that the insertion of teachers in a virtual environment allowed change in attitude towards open and distance learning and information and communication technologies, as teachers adopted pedagogical strategies to deal with certain aspects of the online teaching and learn to use open and distance learning tols in an appropriate manner.
Description: Doutoramento Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/9603
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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