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Título: Efeitos de overreaction e momentum em mercados financeiros europeus
Autor: Lopes, Cátia Filipa Carvalho
Orientador: Pinho, Joaquim Carlos da Costa
Madaleno, Mara Teresa da Silva
Palavras-chave: Mercado de capitais
Economia das empresas: Europa
Informação financeira: Comunicação da informação
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O Mercado de Capitais, a nível Europeu, tem sofrido nos últimos anos grandes choques, provocando grandes alterações nas reacções e no sentimento dos investidores. Desta forma, o objectivo do presente trabalho é perceber de que forma é que os mercados, e também os investidores, reagem às noticias divulgadas por empresas, de diferentes sectores e de mercados distintos, num intervalo de tempo entre 22 de Abril de 2010 a 20 de Abril de 2012. Com um total de 24 empresas europeias, e utilizando dados diários para o período supra mencionado, tentar-se-á responder a questões que expliquem a Overreaction dos investidores bem como o Momentum Effect, se existem diferenças na sensibilidade do investidor perante empresas de diferentes sectores e se as noticias têm um impacto imediato nos investidores. Tendo por base a literatura existente a análise baseia-se na metodologia de estudo de eventos. Com os resultados obtidos constata-se que os mercados reagem, na sua maioria de forma positiva, mas de forma diferente aos anúncios divulgados, bem como ao tipo de notícia. Verifica-se também que os mercados, de uma forma geral, não são eficientes e portanto não se verifica o momentum effect.
The Capital Market, in a European level, have suffered large shocks in recent years, causing major changes in reactions and in investor sentiment. Thus, the objective of this work is to understand how do markets, as well as investors react to news disclosed by companies from different sectors and different markets, in a time interval between April 22, 2010 to April 20, 2012. With a total of 24 European companies, and using daily data for the period mentioned above, we try to answer questions that explain the overreaction of investors and the Momentum Effect, if there are differences in the sensitivity of the investor in face of companies from different sectors and if the news have an immediate impact on investors. Centred on the literature, the analysis method is based on the study of events. From the empirical analysis provide it appears that markets react in the most positive way, but differently to news announcements, as well as, the type of news. We also noticed that, in general, markets are not efficient and therefore there is no evidence of the momentum effect.
Descrição: Mestrado em Economia
URI: http://hdl.handle.net/10773/9571
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DEGEIT - Dissertações de mestrado

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