Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/9560
Título: | Introdução de serviços Web 2.0 no ensino superior moçambicano: desenvolvimento de uma proposta no contexto da Universidade Eduardo Mondlane |
Autor: | Domingos, Luís Neves Cabral |
Orientador: | Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos |
Palavras-chave: | Ensino multimédia Ensino superior: Moçambique Internet Web 2.0 |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O uso de ferramentas Web 2.0 em educação, concretamente em contexto
universitário, tem crescido de forma generalizada impulsionado por benefícios nas
áreas pedagógica, científica e mesmo de administração universitária. Estas
ferramentas caraterizam-se por serem de uso livre, de manipulação facilitada, e
pela disponibilidade em diversos meios ou suportes e por não precisarem (a
maioria delas) de elevada largura de banda, fator decisivo para os públicos dos
países em desenvolvimento como Moçambique.
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) encontra-se num processo de
massificação do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) entre as
quais se destacam as ferramentas Web 2.0.
Este documento descreve uma investigação aplicada que compreendeu o
desenvolvimento e implementação de estratégias para a introdução e
disseminação destas ferramentas para apoio às áreas pedagógica, científica e de
gestão universitária.
Identificam-se os desafios e oportunidades decorrentes dos constrangimentos
particulares deste tipo de iniciativas aplicadas a uma instituição de ensino superior
de um país como Moçambique, em termos de infraestruturas tecnológicas e de
literacia digital. Os resultados alcançados permitem evidenciar um caminho muito
positivo com várias iniciativas de utilização das ferramentas implementadas e
ativas no terreno. The use of Web 2.0 tools in education, specifically in an academic context, has grown in a general way driven by benefits in areas like education, science and even academic management. These tools are characterized for being free to use, ease to manipulate, available in different media and for the fact that do not require (most of them) high bandwidth connections, a critical characteristic for the public in developing countries such as Mozambique. The Eduardo Mondlane University (EMU) is in a dissemination process for the use of Information and Communication Technologies (ICT) among which Web 2.0 stand. This document describes an applied research involving the development and implementation of strategies for the introduction and dissemination of these tools to support areas such as pedagogical, scientific and also management. It identifies the challenges and opportunities arising from the particular constraints of such initiatives applied to an institution of higher education in a country like Mozambique, in terms of technological infrastructure and digital literacy. The results achieved provide evidence of a very positive path with various initiatives implemented and several tools in use. |
Descrição: | Doutoramento em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9560 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.