Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9559
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dc.contributor.advisorCosta, Nilzapt
dc.contributor.authorMaluleque, Castelo Máriopt
dc.date.accessioned2013-01-22T12:18:10Z-
dc.date.available2013-01-22T12:18:10Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9559-
dc.descriptionDoutoramento em Multimédia em Educaçãopt
dc.description.abstractA evolução acelerada da tecnologia, com um grande impacto em quase todos os segmentos da humanidade, coloca o homem perante novos desafios, com vários graus de complexidade. Cada dia que passa, estes desafios exigem novas competências e estratégias que devem ser adequadas a cada contexto. A dinâmica das tecnologias de comunicação e informação impulsionaram a evolução do ensino a distância (EaD), o que de certo modo tem exigido grandemente às instituições provedoras do EaD em geral e, em particular, às provedoras do EaD on-line novas formas de gestão, e novas formas de ensinar, fazer aprender os seus estudantes e avaliar as suas aprendizagens. No sentido de contribuir para a evolução e melhoramento do processo de avaliação das aprendizagens on-line, desenvolveu-se um estudo sobre o tema avaliação das aprendizagens on-line como elemento potenciador da interação em EaD. O desenvolvimento do tema foi orientado por um referencial teórico e contextual e concretizou-se, na sua vertente empírica, num estudo de caso exploratório. Este estudo desenvolveu-se em duas fases. Fase I: de caracterização de conceções e “práticas” vigentes de avaliação das aprendizagens on-line no Curso de licenciatura de Gestão de Negócios (LGN) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique; Fase II: de conceção, implementação e avaliação de uma proposta alternativa de avaliação das aprendizagens on-line no Curso de LGN. Para a consecução do estudo empírico concorreram um conjunto de procedimentos metodológicos que envolveu diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados. Na fase I recorreu-se à entrevista a seis atores do Curso de LGN (3 professores, 3 assessores pedagógicos e 3 estudantes) e à análise documental (documentos relativos à conceção do Curso e outros relativos à sua implementação). Na fase II recorreu-se à observação participante, a um questionário respondido pelos estudantes participantes, a um relatório elaborado pelo professor colaborador na implementação da proposta por nós concebido, e a documentos retirados da plataforma usada no Curso de LGN, a plataforma Aulanet, nomeadamente quanto às interações dos estudantes em fóruns e chats. Os dados recolhidos foram sujeitos a análises quantitativas e qualitativas.Dos resultados obtidos na Fase I realça-se a necessidade sentida pelos entrevistados de se mudarem práticas de avaliação on-line, nomeadamente de forma a potenciar a interação e interatividade e permitir que a classificação nos módulos não fosse apenas resultado de um exame final. Dos resultados obtidos na Fase II enfatiza-se a apreciação globalmente positiva da nova metodologia de avaliação das aprendizagens on-line, quer pelos estudantes, quer pelo professor participante. Foram identificados como pontos fortes: o aumento das interações na plataforma, em particular nos fóruns e chats; as interações geraram uma dinâmica na evolução dos estudantes no que diz respeito ao desenvolvimento das suas competências no seu sucesso académico; a avaliação, por explicitar os critérios e indicadores, tornou-se mais transparente e orientadora do trabalho dos estudantes e do professor. Porém foram identificados alguns pontos menos fortes, nomeadamente: a sobrecarga de trabalho do professor e a não adesão total dos estudantes à metodologia proposta. Dada a natureza exploratória do estudo sugere-se a sua continuidade, através do envolvimento de outros professores e estudantes.pt
dc.description.abstractThe increasing evolution of technology has a major impact in almost all segments of humanity, which puts forward to the human beings new challenges with several degrees of complexity. Day by day these challenges require new skills and competencies and appropriate strategies for each context. The dynamic of the Information and Communication Technologies (ICT) has driven the evolution of distance education (EaD). This has required from the institutions that provide distance education in general, and in particular the providers of online distance learning, the need to develop new forms of management, and of teaching, learning and assessment. In order to contribute to the enhancement of the e-assessment process, a study has been developed on the topic “online assessment as a way to promote interactions in EaD. Its development was driven by a theoretical and contextual framework, and, at the empirical level, an exploratory case study exploratory was conducted. The study included two phases: Phase I: characterization of conceptions and practices of e-assement in the Business Management Program (LGN) of the University Eduardo Mondlane (UEM) in Mozambique; Phase II: design, implementation and evaluation of an alternative proposal to the e-assessment process on the LGN Program. In the empirical study a set of methodological processes, involving different techniques and instruments were used for gathering data. In phase I an interview was conducted with six different actors of the LGN Program (3 teachers, 3 pedagogic assistants and 3 students) as well as documental analysis (documents about the design of the Program and others related with its implementation). In phase II data was gathered through participant observation, a questionnaire applied to students, a report written by the participant teacher who implemented the designed proposal, and documents of the LSM platform used in the LGN Program, platform Aulanet, namely in relation with students’ interactions in forums and chats. Data has been analyzed by quantitative and qualitative techniques. The results obtained in Phase I suggest the need to change e-assement practices, namely in order to enhance interaction and interactivity and enable students to be assessed by other forms than the final exam, The results obtained in Phase II suggest a positive evaluation of the new methodology designed and implemented for the e-assessment process, both by the students and the participant teacher. Strong dimensions of the methodology were identified, such as: the increase in the interactions in the platform, particularly in the forums and chats; the interactions conducted to a new dynamic in the learning process, namely in terms of the development of the students’ competences and of their academic success; the e-assessment proposal, by making explicit the criteria an indicators, became more transparent and in the guiding of the students. However, less strong aspects were also identified, namely: teachers’ work overloaded and not all students adopted the methodology. Given the exploratory dimension of the research it is suggested to pursuit with the study developed with other teachers and students.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino multimédiapt
dc.subjectEnsino à distânciapt
dc.subjectEnsino superior: Moçambiquept
dc.subjectAvaliação da educaçãopt
dc.titleE-assessment em ensino a distância on-line: estudo exploratório no curso de licenciatura em gestão de negócios da Universidade Eduardo Mondlanept
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101351666-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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