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http://hdl.handle.net/10773/9420
Title: | Avaliação da construtibilidade em edifícios do ensino superior |
Author: | Neves, Ana Paula Veloso |
Advisor: | Rodrigues, Maria Fernanda da Silva Cardoso, José Claudino de Pinho |
Keywords: | Engenharia civil Ensino superior Edifícios escolares: Construção |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A aplicação da construtibilidade durante as fases de projeto de uma edificação
permite apresentar soluções adequadas para a melhoria do seu processo de
construção. Esta contribui para a qualidade do projeto, traduzindo-se em
benefícios ao nível dos custos, planeamento, cumprimento de prazos e
qualidade de construção. Neste trabalho analisaram-se os projetos de
execução de dois edifícios escolares do ensino superior da Universidade de
Aveiro, de forma a verificar se as várias equipas de projeto intervenientes
neste processo tiveram em consideração a aplicação de alguns desses
princípios de construtibilidade durante a fase de conceção do projeto.
Conclui-se através desta análise, que as soluções de arquitetura adotadas,
nomeadamente a escolha de utilização de elementos pré-fabricados e a
separação dos espaços funcionais por tipologias de utilização, entre outros,
permitiram a aplicação de alguns princípios de construtibilidade, ainda que não
tenha existido, por parte dos intervenientes afetos ao processo, a preocupação
de seguir uma politica de construtibilidade, por não possuírem um
conhecimento exato das vantagens que poderiam advir da sua aplicação.
Com este trabalho pretende-se contribuir para a identificação de falhas
existentes no desenvolvimento de projetos e propor melhorias ao nível da
construtibilidade, que servirão de ações preventivas para projetos posteriores. The application of constructability during the design of a building allows appropriate solutions to improve its implementation during the execution process. This contributes to the quality of the project, translating into benefits in terms of costs, planning, deadlines and construction quality. In this work were analyzed the implementation of constructability in projects for school buildings at the University of Aveiro, in order to check whether the various project teams involved in this process took into consideration the application of some of the constructability principles during the design phase. It is concluded through this analysis that some architecture solutions adopted, such as the choice of particular use of prefabricated elements and the separation of functional spaces by typology of use have allowed the use of certain of these principles. This has not been a consciously action because designers have not an accurate knowledge of the gains that could result from the systematic application of constructability. This work aims to contribute to the identification of gaps in existing projects and propose improvements according to constructability principles which will serve as preventive actions for later projects. |
Description: | Mestrado em Engenharia Civil |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9420 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DECivil - Dissertações de mestrado |
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