Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/9419
Título: Ambientes virtuais de aprendizagem: comunicação (as)síncrona e interacção no ensino superior
Outros títulos: Virtual learning environments: (as)synchronous communication and interaction in a higher education level
Autor: Morais, Nídia
Cabrita, Isabel
Palavras-chave: b-learning
Ambientes virtuais de aprendizagem
Comunicação
Interação
Virtual learning environments
Communication
Interaction
Data: 2008
Editora: CETAC.MEDIA
Resumo: A adoção de ambientes virtuais de aprendizagem em contexto educativo tem vindo a mostrar um enorme potencial, sobretudo ao nível da comunicação e interação entre professores e alunos. Especificamente ao nível do ensino superior, e consonante com o espírito de Bolonha, estes ambientes virtuais ganham especial importância ao permitirem prolongar a aprendizagem muito para além do espaço e do tempo da aula. Neste sentido, considerou-se importante desenvolver um estudo em torno da adoção, complementar de sessões presenciais, de um ambiente virtual de aprendizagem num grupo de alunos do ensino superior politécnico. Os principais resultados obtidos apontam como vantajosa a utilização destes ambientes, sobretudo, pelas vantagens daí decorrentes a nível da interação entre professores, alunos e destes entre si, bem como a nível do acesso a conteúdos e serviços.
The adoption of virtual learning environments in education contexts has shown great potential, especially at a communication and interaction level between teachers and students. At a higher education level, and in accordance with the Bologna spirit, these virtual environments gain special importance by allowing the prolonging of learning beyond the classroom and the class period. Bearing this in mind, it was considered relevant to develop a study focused on the adoption of a virtual environment, coordinated with in classroom sessions, by a group of students from a polytechnic higher education institute. The main results achieved point out that the use of these environments are an advantage, mainly at an interaction level between teachers, students and both, as well as in matters concerning the access to content and services.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9419
ISSN: 1646-3153
Versão do Editor: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/660
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
(2008) Ambientes virtuais de aprendizagem comunicação (as)síncrona e interacção no ensino superior.pdf393.87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.