Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9416
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinheiro, Josépt
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.date.accessioned2012-12-12T17:13:03Z-
dc.date.available2012-12-12T17:13:03Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.issn1647-3582pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9416-
dc.description.abstractNo âmbito de uma investigação circunscrita ao Programa de Formação Contínua em Matemática com professores dos 1º e 2º CEB da Universidade de Aveiro - m@c1/2 - importa perceber o seu enquadramento nos seus diferentes níveis de desenvolvimento, desde a sua génese e fundamentos, às finalidades e princípios orientadores, lógica organizativa e consequente impacto. Procurar-se-á substantivar aspetos inovadores e momentos que lhe deram um cunho peculiar e únicos na história da formação contínua de professores em Portugal, reclamando, assim, a importância de tal programa. Optou-se por um estudo qualitativo centrado no caso m@c1/2, recorrendo a uma análise documental, de cariz transversal, de uma ampla gama de diplomas legais e documentos oficiais, não publicados, estudos tornados públicos e portfólios dos formandos bem como a inquéritos por questionário. Dessa análise, conclui-se que o PFCM promoveu uma nova consciência sobre a necessidade de um conhecimento de matemática, didático e curricular sólido que se reflita em aprendizagens matemáticas significantes junto dos alunos. O aspeto estruturante mais enfatizado relacionou-se com a reflexão sobre a ação.pt
dc.description.abstractIn an extent investigation circumscribed to the Math In-service Teacher Training (1st and 2nd grade) in the University of Aveiro – m@c1/2 – we intend to understand its framework in different levels of development, its origin and grounds, goals and main guidelines, organizational logic and its impact. We have searched for innovations in several aspects and moments that gave a peculiar and unique mark in the history of in-service teacher training in Portugal, claiming, this way, the importance of such programme. We developed a qualitative study which focuses on the case m@c1/2, involving a documental analyse, from non-published legal certificates and official documents, public studies and student’s portfolios and inquiries by questionnaire. From data analysis, it has been concluded that the PFCM has promoted a new conscience about the need of a mathematical, methodological and curricular knowledge which reflect a significant learning. The most important aspect has been related with the reflexion about the action.pt
dc.description.abstractComo parte de una investigación limitada a la del Programa de Educación Continua en Matemáticas con profesores de primero y segundo ciclo, de la Universidad de Aveiro - m@C1/2 – importa entender su entorno en sus diferentes niveles de desarrollo, desde sus orígenes y fundamentos a los objetivos y principios que orientan la lógica organizativa y los efectos consiguientes. Se intentará sustanciar los aspectos innovadores y momentos que le dieron una huella peculiar y única en la historia de la formación del profesorado en Portugal, demandando, por lo tanto, la importância de dicho programa. Hemos optado por un estudio cualitativo centrado en el caso m@c1/2, utilizando un análisis documental, de forma transversal, una amplia gama de documentos legales y oficiales, no publicados, estudios públicos y portfolios de los alumnos, y bien encuestas por cuestionario. A partir de este análisis, llegamos a la conclusión de que el PFCM promovió una nueva conciencia de la necesidad de un conocimiento de las matemáticas, la enseñanza y sólido plan de estudios, que se refleja en aprendizajes significativas de las matemáticas entre los estudiantes. El aspecto estructural que ha tenido más énfasis se relaciona con la reflexión sobre la acción.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadorespt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectPrograma de Formação Contínua em Matemática (PFCM)pt
dc.subjectPrograma de Formação Contínua em Matemática da UA (m@c1/2)pt
dc.subjectDesenvolvimento profissional dos professorespt
dc.titlem@c 1/2: uma experiência de formação contínua em Matemáticapt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage271pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.lastPage292pt
degois.publication.titleIndagatio Didacticapt
degois.publication.volume4pt
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1368pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2012) m@c12 – uma experiência de formação continua em Matemática.pdf804.31 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.