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Title: Estudo do transporte sedimentar por efeito da ondulação
Author: Lourenço, Andreia Margarida Pereira
Advisor: Coelho, Carlos
Sancho, Francisco
Keywords: Engenharia civil
Transporte de sedimentos
Sedimentos marinhos: Costa da Caparica (Portugal)
Correntes marinhas
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As praias do litoral são um ambiente dinâmico, já que os processos que decorrem ao longo do seu perfil transversal e longitudinal promovem alterações topográficas e das características sedimentares. O presente trabalho apresenta o estudo do transporte sedimentar em suspensão com a interação de ondas e correntes relativamente à informação recolhida na campanha do Projeto BRISA realizada na Costa da Caparica, nos dias 13 e 14 de Maio de 2010. Nesta praia foram colocados equipamentos que permitiram registar as componentes longitudinal e transversal da velocidade do escoamento, as concentrações de sedimentos em suspensão, as pressões e consequentes níveis de superfície da água ao longo dos dois dias da campanha. Os registos foram divididos em três períodos de preia-mar, durante os quais foram analisados os comportamentos da velocidade e da concentração ao longo do perfil vertical e no decorrer do tempo. O transporte sedimentar em suspensão foi determinado através do integral em profundidade do fluxo de sedimentos, tendo estabelecido os perfis de velocidade e de concentração ao longo da coluna de água. Os resultados têm como objetivo apresentar um contributo para uma melhor compreensão da relação entre a ondulação e os volumes de sedimentos transportados ao longo do perfil transversal da praia. O resultado dos valores médios gerais do transporte sedimentar aponta para uma movimentação de sedimentos no sentido Oeste-Este (direção transversal) e no sentido Noroeste-Sudeste (direção longitudinal).
The coastal beaches are a dynamic environment, since the processes that occur along their transverse and longitudinal profile promote topographic changes and changes of the sedimentary characteristics. This paper presents the study of the suspension sediment transport with the interaction of waves and currents based on the gathered information in the campaign of the BRISA Project held in Costa da Caparica, on the 13th and 14th of May, 2010. In this beach were placed equipments that allowed the registry of the longitudinal and crosshore components of the flow velocity, the concentrations of suspended sediments, pressures and consequent levels of surface water over the two days of campaigning. The records were divided into three periods of high tide, along which were analyzed the behavior of velocity and the concentration along the vertical profile and over time. The suspension sediment transport was determined by the full depth of the flow of sediments, setting the profiles of speed and concentration throughout the water column. The results aim to provide a contribution to a better understanding of the relationship between the waves and the volumes of sediments in transport along the crosshore profile of the beach. The result of the general average values of the sediment transport, points to a sediment movement in the West-East (crosshore direction) and the Northwest-Southeast (longitudinal direction).
Description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/9408
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
PT Mar - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

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