Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9323
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJorge, Fátimapt
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.contributor.authorPaixão, Fátimapt
dc.date.accessioned2012-11-14T12:32:01Z-
dc.date.available2012-11-14T12:32:01Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9323-
dc.description.abstractO tema Grandezas e Medidas assume uma importância particular no currículo do ensino básico, entre outras razões pela sua potencialidade no desenvolvimento de competências de resolução e formulação de problemas. De facto, por um lado, a medição tem as suas raízes históricas em inúmeros problemas do quotidiano e aos quais se associaram importantes desenvolvimentos conceptuais e tecnológicos. Por outro lado, permite estabelecer conexões com outros ramos da matemática e com diferentes disciplinas (CBMS, 2001; Abrantes, Serrazina, Oliveira, 1999; NCTM, 1998). Nesta linha, a comunicação tem como principal objectivo apresentar situações problemáticas concretas e reflectir sobre as potencialidades didácticas da integração, no âmbito da formação inicial de professores de matemática para a escolaridade básica (1º e 2º ciclos), de questões relacionadas com antigos sistemas de medidas, com uma ênfase particular em problemas envolvendo antigas unidades de medida. Defende-se que através da história o futuro professor tem a oportunidade de revisitar conteúdos matemáticos elementares, numa perspectiva que permite salientar e promover a compreensão de aspectos centrais da medição e, como tal, contribuir para uma formação matemática mais sólida e compreensiva, indispensável para fundamentar a sua prática futura (Bruckheimer et Arcavi, 2000; Schubring, 2000).pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleContributos históricos para a compreensão de conceitos relativos à mediçãopt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date7-8 Novembro, 2005pt
ua.event.typeotherpt
degois.publication.titleActas do XVI Seminário de Investigação em Educação Matemáticapt
dc.relation.publisherversionhttp://fordis.ese.ips.pt/siem/resumo.asp?id=29pt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2005) Contributos históricos para a compreensão de conceitos relativos à medição.pdf274.67 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.