Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9234
Title: Propostas didácticas potenciadoras de conexões entre Matemática e Ciências em contextos de educação formal e não formal: contributos do processo de validação
Author: Nogueira, Sofia
Tenreiro-Vieira, Celina
Cabrita, Isabel
Issue Date: Oct-2010
Publisher: SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
Abstract: Recomendações curriculares em matemática, nacionais e internacionais, apelam ao desenvolvimento de capacidades ligadas à resolução de problemas e à comunicação e ao estabelecimento de conexões com outras áreas do saber, como as Ciências Físicas e Naturais. Contudo, em provas nacionais e internacionais, a média dos alunos portugueses apresenta baixo desempenho na resolução de situações relativas a Ciências Físicas e Naturais e a Matemática, particularmente, no que diz respeito à resolução de problemas. Uma via que poderá contribuir para potenciar o desenvolvimento das referidas capacidades consiste em estabelecer sinergias entre a escola e um contexto de educação não formal. Na presente comunicação descreve-se uma investigação em Didáctica que persegue como finalidade conceber, produzir, implementar e avaliar o impacto de situações de exploração de módulos interactivos de ciências no desenvolvimento de capacidades matemáticas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Apresenta-se uma síntese do quadro teórico de referência que orientou a concepção e a produção das referidas situações. Foca-se, ainda, a validação de documentos que suportam tais situações e outro que apresenta o quadro teórico referencial, decorrente de contributos de validadores e da implementação de um estudo-piloto.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9234
ISSN: 2182-0023
Publisher Version: http://hdl.handle.net/10362/6617
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2010) Propostas didácticas potenciadoras de conexões entre....pdf701.52 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.