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dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Margarida Piscopt
dc.contributor.advisorMoreira, António Augusto de Freitas Gonçalvespt
dc.contributor.authorRibeiro, Jaime Emanuel Moreirapt
dc.date.accessioned2012-10-29T14:37:48Z-
dc.date.available2012-10-29T14:37:48Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9198-
dc.descriptionDoutoramento em Multimédia em Educaçãopt
dc.description.abstractEste trabalho visa investigar e desenhar uma proposta de um programa de formação contínua focalizado na utilização das TIC na Educação de Alunos com NEE, dirigido a Docentes de Educação Especial e a Coordenadores PTE, considerando que estes dois grupos profissionais podem desempenhar um papel preponderante na promoção de uma escola verdadeiramente inclusiva da qual a utilização de tecnologias com populações especiais é uma adjuvante. A facilitação do Acesso e Participação por meio das tecnologias carece de profissionais capacitados e cientes do potencial destas tecnologias, pelo que a formação obtida é um fator decisivo no balancear entre necessidades e competências. Para tal, e no enquadramento teórico, procurámos contextualizar o modo como se processa a educação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais e todas as determinantes neste processo. A identificação do estado da arte da utilização das TIC na educação de todos os alunos é igualmente abordada de modo a estabelecer relações da sua utilização com os alunos que se desviam dos padrões usuais de Aprendizagem. Procurámos, igualmente, discriminar de que modo se processa a formação de professores no contexto nacional e qual o seu impacto para o estabelecimento de uma escola inclusiva. Do ponto de vista metodológico, desenvolveu-se um estudo descritivoexploratório, com o propósito de identificar as competências e necessidades das populações envolvidas, que se materializou num survey (inquérito) nacional por questionário para levantamento de necessidades de formação, seguindo-se um estudo de caso, no qual foi implementada uma ação de formação com base nos resultados obtidos. Para o estudo de caso foram utilizados três momentos de autoavaliação que, conjugados com a avaliação dos formandos e a avaliação da formação, nos permitiram especificar um modelo de formação. Este, e com base nos resultados alcançados, perspetiva o suporte efetivo das TIC à prática pedagógica que melhor se adequa às necessidades de formação teórica, conceptual, prática e atitudinal dos Docentes de Educação Especial (DAE) e/ou Docentes de Apoios Educativos e Coordenadores TIC que apoiam alunos com Necessidades Educativas Especiais.pt
dc.description.abstractThis paper presents the process for the preparation of a proposal for a training program focused on the use of ICT in Education of Pupils with SEN directed to Special Education Teachers and ETP Coordinators. It assumes that these two professional groups in view of their professional assignments can play a leading role in promoting a truly inclusive school in which the use of technologies with special populations is an adjuvant. The facilitation of access and participation through technology needs trained professionals who are aware of the potential of these technologies, so training received is the decisive factor in the balance between needs and skills. The theoretical framework seeks to contextualize how the education of students with Special Educational Needs is processed and all the determinants in this process. The identification of the state of the art of the use of ICT in education for all students is also addressed in order to settle relations with their use with students who deviate from ordinary standards of learning, and also in order to discriminate how it handles the training of teachers in the national context and its impact for the establishment of an inclusive school. We developed a descriptive exploratory study with the purpose of identifying skills and needs that was materialized through a national survey by questionnaire for assessing training needs, followed by a case study in which a training programme was implemented based on the results obtained. For the case study three moments of self-assessment were used, combined with the assessment of the trainees and training evaluation. It allowed us to specify a model of training, foreseeing a set of effective ICT support teaching practices that best fit the theoretical, conceptual, practical and attitudinal training needs of Special Education Teachers and ETP Coordinators who support students with Special Educational Needs.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relationFCT, FSEpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt
dc.subjectEnsino especialpt
dc.subjectEnsino multimédiapt
dc.subjectTécnicas pedagógicaspt
dc.subjectPessoas com necessidades especiais: Ensino básico: Portugalpt
dc.titleAs TIC na educação de alunos com necessidades educativas especiais: proposta de um programa de formação para o ensino básicopt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101255004-
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DEP - Teses de doutoramento

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