Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9197
Title: A frágil totalidade: o significado do desenho no projecto de design: poética e técnica
Author: Magalhães, Graça Maria Alves dos Santos
Advisor: Brunetti, Federico
Pombo, Fátima
Keywords: Design
Desenho técnico: História
Técnicas de desenho
Arquitectura
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente investigação procura contribuir para o estudo e desenvolvimento da disciplina de design partindo da análise e interpretação da prática do desenho no âmbito do projecto. A escolha dos objectos de estudo – desenhos de projecto de designers e arquitectos nacionais – procura validar a classificação do projecto através da análise dos desenhos dos autores. Procuramos a relação entre desenho e design propondo como hipótese que a diferença ontológica entre ambos derive da condição fenomenológica que cada uma das disciplinas estabelece na relação com a outra. A partir da bibliografia proposta procedeu-se à reflexão crítica com vista à consideração teórica acerca do desenho, particularmente, na sua relação com o projecto. Num primeiro momento analisamos ontologicamente a prática do desenho mantendo como referência a possibilidade da sua origem no disegno florentino como fundador da disciplina, competência ao serviço de outras disciplinas, quer artísticas quer científicas e do seu desenvolvimento na prática da cultura ocidental. Num segundo momento discutimos o desenho na prática do projecto partindo da consideração teórica do desenho como resultado da triangulação imaginação – classificação – representação e do design como resultado da triangulação autor – tecnologia – programa. Interpretando o desenho como um campo operativo alargado interessou-nos o estudo do porquê e de como o desenho intervém, condicionando e/ou participando na prática e pensamento em design. Num terceiro momento interpretamos os desenhos dos autores escolhidos. Fundamentalmente analisa-se em que medida a representação (desenho) intervém no desenvolvimento da ideia (projecto) considerando as técnicas (meios) da representação. Atribui-se como finalidade contribuir para o debate crítico dentro da disciplina do design, cruzando práticas que embora relacionadas são distintas do ponto de vista epistemológico. Espera-se assim o enriquecimento da cada uma delas estimulando a possibilidade da sua prática interdisciplinar. Do ponto de vista da aplicação prática a investigação prevê a criação de um arquivo de desenho de projecto que, de entre outros, posteriormente, permitirá o estudo comparado dos desenhos com a obra realizada de cada autor.
This research aims to contribute towards the study and development of design as a discrete discipline, based on the analysis and interpretation of drawing practices in the projectual scope. The selection of the study objects – project drawings by Portuguese designers and architects – aims at validating project classification through drawings analysis. We researched the relationship between drawing and design, proposing as hypothesis an ontological dissimilarity deriving from the phenomenological condition each discipline establishes in the relationship with the other. The proposed bibliography drove us through critical reflection, targeting the theoretical consideration of drawing, particularly concerning its rapport to the project. Firstly, we analyse drawing exercise ontologically, considering its origin in the Florentine disegno as founder of this discipline able to assist so many other disciplines, artistic and scientific, and their development in Western culture practices. Secondly, we discuss drawing within the exercise of design projects, stemming from the theoretical consideration of drawing as a result of the triangulation between ʻimagination – classification – representationʼ and design as ʻauthor – technology – programʼ. Considering drawing as a broad operating field we were driven to the study of Why and How drawing intervenes, restraining and/or participating in design exercise and rationale. Thirdly, we interpret drawings from the chosen authors, essentially analysing to what extent representation (drawing) intervenes in the development of the idea (project) considering the representation techniques (means). Our goal is to contribute towards the critical debate within the discipline of design, crossing related practices that are epistemologically distinct. Hence, we postulate the enrichment of each, encouraging interdisciplinary practices. As a practical application, this research includes the creation of an archive of project drawings that also allows the comparative study of drawings and works performed by each author.
Description: Doutoramento em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/9197
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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