Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/9184
Título: Conforto e desconforto térmico numa nave industrial: estudo exploratório
Autor: Pereira, Luís Carlos dos Santos
Orientador: Talaia, Mário de Almeida Rodrigues
Palavras-chave: Engenharia física
Comportamento térmico - Instalações fabris
Ambiente de trabalho - Temperatura ambiental
Data de Defesa: 2011
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Num mundo industrial cada vez mais competitivo, onde a produção de bens de consumo é constante e o seu ritmo de produção aumenta diariamente, não se aceita nada mais que a pura “perfeição”. É cada vez exigida mais e melhor “performance” do factor humano (representando uma peça fundamental para o funcionamento das industrias) e, os índices de produtividade e de qualidade exigem do trabalhador melhores ritmos de trabalho para que os sistemas automatizados e/ou robotizados tenham um desempenho cada vez mais eficiente. O problema está numa economia de mercado onde a alta produção aliada à qualidade é factor determinante para a sobrevivência da indústria. Devido a esta crescente pressão sobre o factor humano, a indústria tem recorrido à ciência para optimizar este factor, pois é reconhecido que o bemestar de um trabalhador pode condicionar o produto final de uma empresa industrial. Esta investigação é uma contribuição que pretende mostrar que é possível conhecer, numa indústria de grande dimensão, valores de conforto / desconforto em locais onde estão localizados postos de trabalho. São apresentados alguns estudos de caso em diferentes dias e são consideradas as zonas de maior vulnerabilidade. Os resultados obtidos foram valorizados através da aplicação de diferentes índices térmicos de aplicação fácil e através das orientações traçadas pelas ISO 7726/1984, 7730/2005 e ANSI/ASHRAE 55/2004. Também se realizou, num local diferente, um estudo em que se aplicou um balanço energético ao ser humano e valorizou-se valores publicados na literatura da especialidade. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia usada é correcta e contribuíram para um melhor conhecimento dos padrões que afectam uma nave industrial e, suscitaram estratégias de intervenção para a melhoria do espaço onde trabalhadores estão presentes.
In an industrial world increasingly competitive where the production of consumption goods is constant and the pace of production increases every day and where cannot be accepted nothing more than sheer “perfection”. It’s increasingly demanded more and better “performance” from the human factor (represents a key factor to the industries function) and the indexes of productivity and quality require from the worker better work rates so that the automated systems and / or robotic systems can have an increasing performance. The problem lies in a market economy where high production is based on quality factor for the survival of the industry. Due to this increasing pressure on the human factor the industry has used science to optimize this factor, because it’s recognized that the welfare of a worker may condition the industry end product. This research is a contribution that aims to evaluate, in a large dimension industry, values of comfort / discomfort in places where jobs are located. There are presented some case studies on different days and are considered the most vulnerable areas. The results were valued through the application of different thermal indices of easy application and through the guidelines of ISO 7726/1984, 7730/2005 and ANSI/ASHRAE 55/2004. It was made also, in a different place, a study in which an energy balance was applied to the human being, and values published in the literature of the specialty were taken into consideration. The results show that the methodology was correct and contributed to a better understanding of the patterns that affect an industrial building and sparked intervention strategies to improve the area where workers are present.
Descrição: Mestrado em Engenharia Física
URI: http://hdl.handle.net/10773/9184
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DFis - Dissertações de mestrado

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