Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9180
Title: English picturebook illustrations and language development in early years education
Other Titles: Ilustrações do albúm em inglês e desenvolvimento da linguagem em crianças na educação de infância
Author: Mourão, Sandra Jones
Advisor: Andrade, Isabel
Coquet, Maria Eduarda Ferreira
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino de uma segunda língua
Língua inglesa
Desenvolvimento da linguagem
Literatura infantil - Interação imagem-texto
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo investiga a influência da interação imagem-texto de três álbuns ilustrados de língua inglesa no desenvolvimento do repertório linguístico de crianças pré-leitoras. Numa metodologia de estudo de caso, adotando uma abordagem qualitativa e socio construtivista num contexto real de educação pré-escolar, três grupos de crianças portuguesas foram filmados ao longo de várias sessões de leitura repetida em voz alta e em inglês, e de sessões de recontos trabalhados em pequenos grupos. Após a transcrição das gravações, o corpus resultante foi analisado com base numa teoria fundamentada de compreensão literária e em escalas de leitura emergente. Os resultados mostraram que as crianças adotaram uma postura fortemente analítica face aos álbuns, direcionando as suas respostas para as ilustrações e usando-as como apoio na construção de significados. Os resultados mostraram também que cada interanimação visual e verbal ofereceu diversas oportunidades para o uso das línguas em presença, o português e o inglês, tendo o formato e a estrutura inerentes a cada álbum contribuído de forma muito relevante para as respostas das crianças. Contudo, os álbuns com uma dinâmica imagem-texto mais complexa proporcionaram um maior envolvimento das crianças, provocando mais discussão em torno das ilustrações e criando mais oportunidades para mediação do uso da segunda língua. Os resultados revelaram ainda a importância da interação durante as leituras repetidas, na compreensão e na análise narrativa, num processo de desenvolvimento da linguagem. Com base nestes resultados, apontam-se conclusões, com implicações para os contextos educativos, quer ao nível da língua materna, quer ao nível da segunda língua, nomeadamente em relação: à seleção de álbuns e à valorização das ilustrações e ainda à importância de leituras repetidas em voz alta e à discussão realizada pelas crianças.
The purpose of this study was to investigate how the picture-word dynamic within three English picturebooks affected childrenʼs linguistic repertoire and language development. Using a qualitative case study approach and adopting a socio-constructivist stance in a naturalistic setting, three groups of pre-literate Portuguese children were filmed during whole class repeated read alouds in English and small group retells. Upon transcription, the resulting corpus was analysed using a grounded theory of literary understanding and emergent reading scales. The findings showed that children took an overwhelmingly analytical stance towards the picturebooks, directing their responses to the illustrations and using them to support meaning making. It was found that each visual and verbal interanimation provided distinct opportunities for language use, and furthermore that the format and structure inherent within each picturebook contributed to the childrenʼs responses. However, the picturebooks at the more complex end of the picture-word dynamic afforded a more active involvement from the beholder, provoking more discussion around the illustrations and increased opportunities for the childrenʼs linguistic repertoires to mediate second language development. In addition, the results revealed the importance of interaction during repeated readings in supporting childrenʼs analysis of narrative and language development. Assertions are made based on these results, with implications in both mother tongue and second language classrooms, in relation to picturebook selection and valuing the illustrations, the importance of repeated read alouds and child-initiated discussion.
El objetivo de esta tesis fue investigar cómo la dinámica imagen-palabra de tres libros álbum en inglés influyó en el al repertorio lingüístico y en el desarrollo del lenguaje de los niños. Se trata de un estudio de caso con enfoque cualitativo para el que se adoptó una perspectiva socio-constructivista en un entorno naturalista. Se filmó a tres grupos de niños portugueses de preescolar durante la hora de clase en la que se realizaron repetidas lecturas en voz alta y una actividad consistente en volver a contar el cuento ilustrado en pequeños grupos. Tras la transcripción de las grabaciones, se analizó el corpus resultante mediante teorías de comprensión literaria y niveles de lectura emergente. Los resultados mostraron que los niños adoptaron una postura abrumadoramente analítica hacia los libros álbum, haciendo uso de las ilustraciones para apoyar sus respuestas. Se encontró que cada intercambio visual y verbal brindaba diferentes oportunidades para el uso del lenguaje, y más aún, que el formato y la estructura inherente de cada libro álbum influía en las respuestas de los niños. Además, los libros álbum que contenían una dinámica de imagen-palabra más compleja provocaron una participación más activa del espectador, provocando más debate en torno a las ilustraciones y aumentando las oportunidades de los repertorios lingüísticos de los niños para desarrollar una segunda lengua. Además, los resultados revelaron la importancia de la interacción durante las lecturas repetidas para el análisis de la narrativa y para el desarrollo del lenguaje de los niños. Estas afirmaciones se fundamentan en los resultados del estudio y tienen implicaciones pedagógicas tanto para la clase en lengua materna como en segundas lenguas, tales como la selección de libros álbum y la valoración de las ilustraciones; la importancia de la lectura repetida en voz alta; y las discusiones iniciadas por los niños.
Cette étude a comme objet de recherche les effets de lʼinteraction entre lʼimage et le texte de trois albums illustrés en langue anglaise sur le répertoire linguistique dʼun groupe dʼenfants portugais. Dans le cadre dʼune étude de cas, tout adoptant une approche socioconstructiviste dans un contexte réel dʼéducation, trois groupes dʼenfants portugais en phase de pré-alphabétisation ont été filmés au cours de plusieurs séances de lectures répétées, en voix haute, en anglais, ainsi que de contes/racontages travaillés en petits groupes. Après avoir transcrit les enregistrements vidéo, le corpus a été analysé a partir dʼune théorie fondée sur la compréhension littéraire avec une grille dʼanalyse des niveaux de lecture émergente. Les résultats obtenus ont démontré que les enfants ont adopté une attitude analytique face aux albums, en conduisant leurs réponses vers les illustrations et en sʼy appuyant pour la construction du sens. Les résultats ont aussi montré que chaque inter-animation visuelle ou verbale a offert des opportunités distinctes dʼutilisation des langues en présence, le portugais et lʼanglais. Le format et la structure inhérents aux albums semblent avoir aussi contribué aux réponses des élèves. Néanmoins, à un niveau plus complexe de la dynamique image-texte, les albums permettent une interaction plus active de lʼenfant, tout en incitant à une discussion plus élevée autour des illustrations et à une médiation de lʼusage de la deuxième langue. De plus, les résultats ont révélé lʼimportance des interactions entre les enfants, pendant les lectures répétées, pour la compréhension et lʼanalyse narrative. Lʼanalyse des résultats de lʼétude conduit à dʼimportantes implications éducatives, soit au niveau de la langue maternelle, soit au niveau dʼune deuxième langue, notamment par rapport à la sélection des albums et à la valorisation des illustrations; à lʼimportance de lectures orales répétées et à lʼinitiation des enfants à la discussion.
Description: Doutoramento em Didáctica e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10773/9180
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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