Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8966
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dc.contributor.advisorMoreira, Antóniopt
dc.contributor.authorNeves, Márcia Catarina Quaresma Azevedo daspt
dc.date.accessioned2012-09-04T16:55:25Z-
dc.date.available2012-09-04T16:55:25Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/8966-
dc.descriptionMestrado em Multimédia em Educaçãopt
dc.description.abstractNas últimas décadas tem-se assistido ao surgimento, desenvolvimento e utilização repentina das Tecnologias da Informação e Comunicação, assumindo um papel primordial nas sociedades tecnologicamente desenvolvidas, marcando, desta forma, os tempos actuais. A sua aceitação e consequente expansão foram tais que, na maioria dos sectores da vida social, as Tecnolog ias da Informação e Comunicação estão presentes. Os ambientes de Ensino também não são excepção, tendo-se verificado um aumento progressivo do investimento em tecnologia (Dias e Gonçalves, 2001 ). O fantástico ritmo de desenvolvimento dos Últimos anos nas áreas das tecnologias da informação, das comunicações e da multimédia, abriram novas possibilidades a Educação, pois vieram permitir a criação e distribuição de novos materiais didácticos, mais interactivos, mais eficazes no processo de ensino-aprendizagem, fazendo apelo a um maior envolvimento do aluno na sua própria aprendizagem. Segundo Moreira (1 996), a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem é um imperativo quer da dinâmica social, cultural e tecnológica, quer pelo facto de diversos paradigmas pedagógicos se terem tornado obsoletos face a novos meios de armazenamento e difusão da informação. Contudo, estamos no início de uma era em que não só as pedagogias, mas os seus próprios conceitos, têm que ser verdadeiramente equacionados. Actualmente, deverá impulsionar-se uma mudança, por forma a integrar as Tecnologias de Informação e Comunicação no Sistema Educativo. Esta transformação exige o reconhecimento de que os professores já não são os detentores da transmissão de saberes e que aceitem novos modos de aprendizagem, baseados em estruturas não lineares completamente diferentes da estrutura sequencial em que assentam os saberes livrescos tradicionais. O professor assumirá, então, um papel de facilitador de aprendizagens, de mediador de saberes (Moreira, 1996). Foi perante este cenário que partimos para a utilização de uma aplicação multimédia nas aulas de Educação Visual e Tecnológica, cujos objectivos se resumem em estudar as potencialidades do software educativo adoptado, as dificuldades sentidas pelos discentes ao longo do trabalho realizado com recurso ao suporte informático e, sobretudo, analisar a expressividade da linguagem visual nos desenhos elaborados na aplicação multimédia Kidpad, em situações de aprendizagem colaborativalindividualizada na aula de Educação Visual e Tecnológica. Visa, igualmente, comparar o desempenho dos alunos em situações de aprendizagem individual e colaborativa com suporte do computador, na introdução curricular das Tecnologias da Informação e Comunicação em aulas de Artes. O estudo foi implementado em duas turmas do 5O ano de escolaridade, do 2O Ciclo do Ensino Básico, nos meses de Fevereiro, Março e Abril, do ano lectivo 2003/2004, no Agrupamento Vertical de Escolas e Jardins de Infância de S. João da Madeira, mais concretamente na Escola E.B. 2,3 S. João da Madeira. Durante o projecto de investigação, trabalhámos com uma população alvo com cerca de 50 alunos, distribuídos por duas turmas distintas. Ao longo de 18 aulas com a duração de 90 minutos cada, foram recolhidos dados adoptando uma diversidade de métodos, incluindo a observação, o registo de vídeo, a fotografia, os questionários.. . As nossas avaliações examinaram os resultados das actividades no âmbito da Unidade de Trabalho "KidPad: olhos que pintam uma tela digital", com as quais concluímos que a incorporação da aplicação KidPad nas aulas de Educação Visual e Tecnológica se demonstrou de grande potencial, devido ao facto de ser um recurso que apoia a realização de tarefas, a construção de conhecimento e a aprendizagem colaborativa. E um meio de aprendizagem e um apoio mais estimulante e interactivo para a gestão do processo de ensino/aprendizagem de uma disciplina de índole prática, como é a Educação Visual e Tecnológica. Uma vez que este estudo teve como ponto de partida uma experiência que incidiu numa só escola, e como sugestões para investigação futura, apontamos para uma pesquisa que envolva um universo mais vasto de crianças e pesquisadores que pudessem acompanhar longitudinalmente o desenvolvimento do grafismo infantil desenvolvido colaborativamente com recurso ao computador, de modo a tecer comparações e conclusões mais significativas, num universo mais alargado. Outro aspecto merecedor de uma nova abordagem resume-se a um estudo comparativo sobre as diferenças entre os desenhos convencionais e a expressão gráfica no computador com o intuito de se definirem, com mais precisão, estádios de desenvolvimento infantil no computador (se são utilizados os mesmos esquemas dos desenhos convencionais ou se são diferenciados sem qualquer comparação possível com os referenciais já existentes). Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa, Somare educativo, Educação Visual e Tecnológica, Estudo de caso, Ensino Assistido por Computador, Integração didáctica das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico.pt
dc.description.abstractIn the last few decades we have witnessed the appearance, development and sudden increase in use of Information and Communication Technologies (ICT), that acquired a major role in technologically developed societies, and therefore marking present times. Their acceptance and consequent expansion has been such that, in the majority of sectors of social life, ICT are ever present. The contexts of Education are also no exception, having themselves been the object of a gradual increase of investment in technology (Dias and Gonçalves, 2001). The fantastic rhythm of development of the last years in the areas of information technologies, communications and multimedia, have opened up new possibilities for education, given that they have come to allow the creation and distribution of new didactic materials, more interactive, and more effective for the teaching and learning process, fostering a greater involvement of learners in their own learning. According to Moreira (1996)) the introduction of ICT in teaching and learning is an imperative that stems from present day social, cultural and technological dynamics, and due to the fact that severa1 pedagogical paradigms have become obsolete vis a vis the availability of new means for information storage and retrieval. Nevertheless, we are at an age where not only pedagogy but also its concepts themselves, need to be frontally revised. Currently, a change will have to be stimulated so as to integrate ICT in the Educational System. This transformation demands recognition that teachers are no longer the detainers of knowledge for transmission and also that they accept new modes of learning, based on non-linear structures that are completely different from the linear structure that founds traditional libresque knowledge. The teacher will adopt, then, the role of facilitator of learning, of knowledge mediator (Moreira, 1996). lt was against this background that we set out to use a multimedia application in Visual and Technological Education classes, whose basic aims are to study its potential and difficulties and, especially, to analyze the expressiveness of visual language from the drawings elaborated with the multimedia application Kidpad, in collaborative vs individual learning situations in the Visual and Technological Education classroom. It also aims at comparing the performance of the pupils in situations of individual and collaborative learning with the aid of the computer, in the curricular introduction ICT in Arts lessons. The study was implemented with two groups (grade 5, Basic Education), during the months of February, March and April, in the school year of 200312004, at the Vertical Grouping of Schools and Kindergartens of S. João da Madeira, more specifically in School E. B. 2,3 of S. João da Madeira. During the study, we worked with a population of about 50 pupils, in two distinct groups. Throughout 18 lessons with 90 minutes each, data was collected using a diversity of methods, including direct observation, video recordings, photographs, and questionnaires.. . The analysis of data examined the results of the activities developed under the Work Unit "KidPad: eyes that paint a digital canvas", from which we concluded that the incorporation of the application KidPad in Visual and Technological Education lessons demonstrates great potential: it is a tool that fosters the accomplishment of tasks, the construction of knowledge and learning collaboratively. It is a stimulanting and interactive mode of learning and a good resource for the management of the teaching/learning process of subjects of a practical nature, as is the case of Visual and Technological Education. Given that this study had as its starting point an experiment that took place in a single school, we offer as suggestions for future research, a study that involves a vaster universe of children and researchers who might, collaboratively and longitudinally, follow the development of children's graphics produced with the computer, in order to achive more comprehensive comparisons and conclusions. Another aspects that should deserve consideration would be to perform a comparative study on the differences between conventional drawings and graphical expression through the computer with the aim of defining, with more accuracy, child development stages with this technology (for instance, if the same conventional drawing schemes are used or if they are differentiated with no possible or apparent comparison with existing references). Key-words: Collaborative learning, Educational software, Visual and Technological Education, Case study, Computer Aided Instruction, Didactic Integration of ICT in Basic Education.pt
dc.description.abstractAu cours des dernières décénies, les Technologies de I'lnformation et de Ia Communication se sont installées et développées de façon très rapide dans les sociétés évoluées. Elles ont été si bien acceptées et intégrées qu'elles sont maintenant presentes dans tous les secteurs de Ia vie sociale. ~'Éducationn e fait pas exception et on vérifie un investissement de plus en plus important dans ce domaine en milieu éducatif (Dias e Gonçalves, 2001). L'évolution de Ia technologie appliquée a I'éducation a permis Ia création et Ia distribution de didacticiels plus interactifs et emcaces, capables d'amener I'apprenant a jouer un role plus actif dans le processus éducatif. D'après Moreira (1 996)' I'introduction des Technologies de I'lnformation et de Ia Communication dans le processus d'enseignement-apprentissage est indispensable, soit du point de vue social, culturel et technologique, soit du point de vue pédagogique, et ceci parce que les nouveaux moyens technologiques ont donné origine a de nouvelles formes de stockage et diffusion de I'information. A présent, il faut absolument intégrer les Technologies de I'lnformation et de Ia Communication dans le systhème d'enseignement. Cette transformation demande une nouvelle conception du role de I'enseignant. Celui-ci n'est plus le tenant d'un savoir qu'il doit transmettre. II doit plutôt accepter de devenir un médiateur de savoirs, placé face a des manières d'apprendre nouvelles, basées sur des structures non linéaires tout a fait différentes des structures séquentielles sousjacentes a I'apprentissage fait a partir des livres (Moreira, 1996). Voici les bases d'une expérience liée a I'utilisation d'un logiciel multimédia en classe dlÉducation Visuelle et Technologique. Ce projet avait pour buts d'étudier I'impact du recours au logiciel Kidpad, surtout en ce qui concerne les caractéristiques de I'expression visuelle, et d'analyser les différences de performance des élèves en situation d'apprentissage individuel et collaboratif. II vise Ia justification de I'intégration des Technologies de I'lnformation et de Ia Communication dans l'enseignement-apprentissage lié aux Arts. L'étude a été réalisée avec deux classes de CM2 (comptant a peu près 50 élèves), pendant I'année scolaire 200312004 (plour être plus précise, en février, mars et avril2004). Elle a compris 18 séances, chacune durant 90 minutes. On a eu recours a diverses techniques (observation, enregistrement vidéo, prise de photos, passage d'un questionnaire) pour recueilh des données concernant Ia performance des élèves ayant recours au logiciel Kidpad. L'analyse de ces données nous a permis de conclure qu'il est très important d'introduire ce logiciel dans I'enseignement-apprentissage de ~'Éducation Visuelle et Technologique. En effet, Kidpad semble rendre plus facile Ia réalisation des taches, Ia construction des apprentissages et le travail collaboratif. II rendrait également possible une gestion plus stimulante et interactive du processus d'enseignement-apprentissage de cette discipline. Afin d'approfondir les connaissances acquises a partir de Ia réalisation de cette étude, il nous faudrait Ia refaire avec un plus grand nombre de sujets. II faudrait aussi faire une étude longitudinale de I'évolution de ces sujets en ce qui concerne Ia qualité du graphisme. On pourrait aussi comparer les performances obtenues a partir d'un enseignement-apprentissage conventionnel et celles résultant d'un enseignement-apprentissage assisté par ordinateur, dans le but d'identifier les différences et de caractériser I'impact de cette technologie sur le graphisme. Mots-clés: Apprentissage collaboratif, didacticiel, Éducation Visuelle et Technologique, étude de cas, enseignement assisté par ordinateur, intégration didactique des Technologies de I'lnformation et de Ia Communication dans I'enseignement obligatoire.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTecnologia educativapt
dc.subjectEducação visual e tecnológica - Ensino básicopt
dc.subjectEnsino assistido por computadorpt
dc.subjectDesenvolvimento das competênciaspt
dc.titleKidpad: olhos que pintam uma tela digital: um estudo de caso sobre aprendizagem colaborativa em educação visual e tecnológicapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
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