Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8963
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dc.contributor.advisorDiz, Henriquept
dc.contributor.advisorCosta, Carlos Manuel Martins dapt
dc.contributor.authorFirmino, Manuel Brazinhapt
dc.date.accessioned2012-09-04T16:00:19Z-
dc.date.available2012-09-04T16:00:19Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/8963-
dc.descriptionDoutoramento em Gestão Industrialpt
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objectivo preencher uma lacuna que existe em Portugal no domínio das estratégias das empresas do sector do turismo e na relação destas empresas com o Estado. Existem problemas e desfasamentos entre as estratégias empresariais, traçadas pelos empresários e gestores das empresas, e a política de turismo protagonizada pelos sucessivos governos, em Portugal, no período de 1993-2004. Para tentar resolver o problema central da presente investigação, foram percorridas várias etapas de investigação. Na primeira etapa, foi feita uma revisão bibliográfica, em Portugal, no Reino Unido e em Espanha. A partir da consolidação de alguns conceitos e da operacionalização de algumas definições, foi feito um pequeno questionário com fins exploratórios, que foi distribuído e recolhido em Lisboa e Madrid. Responderam a este questionário 40 empresários e gestores das empresas do sector do turismo. Após a redefinição do problema em análise, novas variáveis foram introduzidas na pesquisa, o que levou a nova revisão bibliográfica. A partir dos contributos de numerosos autores, de fontes secundárias e da análise documental foi possível construir e deduzir um modelo teórico, proposto pelo autor da Tese. Neste modelo, constam variáveis relativas aos modelos de competitividade, à estratégia empresarial numa perspectiva de marketing estratégico e à política de turismo. Deste modelo, resultaram a formulação de 7 hipóteses teóricas e a elaboração de um novo inquérito por questionário. Foram recolhidos 415 questionários, os quais foram preenchidos pelos principais empresários e gestores das empresas do sector do turismo português. Na etapa seguinte, os principais elementos da amostra, forneceram os Relatórios e Contas ou fotocópias do Balanço e da Demonstração de Resultados das suas empresas. A análise documental permitiu a consulta de documentos fornecidos pelos organismos nacionais de turismo, nas seguintes vertentes: política de promoção da imagem de Portugal junto dos mercados emissores de turistas; apoios financeiros do Estado português às empresas do sector do turismo; actividade legislativa aplicada ao sector do turismo; informação estatística do sector do turismo; indicadores económico-financeiros calculados pela Central de Balanços do Banco de Portugal, a partir da recolha dos questionários obtidos pelo Banco de Portugal, junto das empresas do sector do turismo português. A análise das informações obtidas permitiu o cruzamento de informação, a partir da análise de dados em SPSS e da consulta de mapas fornecidos pelas empresas, pelos organismos oficiais de turismo e pela Central de Balanços do Banco de Portugal. O confronto entre as hipóteses teóricas e os resultados obtidos no trabalho empírico, permitiu identificar a relação existente entre variáveis, entre factores, entre variáveis e factores e propor às empresas e aos poderes públicos uma nova abordagem, teórica e prática, pela conjugação – através da análise factorial -, de 4 tipos de factores: os segmentos de mercado; as vantagens competitivas do destino; as condições do ambiente externo das empresas; e as estratégias empresariais. Finalmente, são sugeridas uma série de implicações para a gestão estratégica dos destinos turísticos, envolvendo as empresas e as Organizações Nacionais de Turismo, e são feitas recomendações para investigações futuras.pt
dc.description.abstractThe present research has the goal to fulfil the existing gap in Portugal in the area of corporate strategies in the tourism sector and in the relation between these enterprises and the State. Problems and gaps exist between the corporate strategies, delineated by the entrepreneurs and managers of the enterprises and the tourism policy performed by the successive governments, in Portugal, from 1993 to 2004. For try to solve the central problem of the present research, various steps of this research were made. In the first step, it was made the literature review, in Portugal, in United Kingdom and in Spain. Since the consolidation of some concepts and the operationalization of some definitions, it was made a small questionnaire with exploratory goals, that was distributed and received at Lisbon and Madrid. Answered to this questionnaire 40 entrepreneurs and managers of the enterprises of the tourism sector. After the redefinition of the analysing problem, new variables were introduced in the research, that led to a new literature review. Since the new contributors of numerous authors, the secondary sources and the documental analysis, it was possible to build and to deduct a theoretical model, proposed by the thesis´ author. This model, has variables related with competitiveness models, corporate strategy in a perspective of strategic marketing and tourism policy. Since this model, had resulted the formulation of 7 theoretical hypotheses and the elaboration of a new questionnaire. I had received 415 questionnaires, that were answered by the main entrepreneurs and managers of the enterprises of the Portuguese tourism sector. In the following step, the main sample elements sent to me the Annual Reports and Accounts or copies of the Balance Sheet and Income Statement of their enterprises. The documental analysis permitted the consultation of the documents provided by national tourism offices, in the following perspectives: promotion of Portugal image policy near the tourists emission markets; state financial supports to the enterprises of the tourism sector; legislative activity applied to the tourism sector; statistics information of the tourism sector; economic and financial indicators calculated by the Central de Balanços of Banco de Portugal, since the gathering of the questionnaires obtained by the Banco de Portugal, in the enterprises of Portuguese tourism sector. The analysis of the obtained informations had permited to cross the information, since SPSS data analysis and the consultation of tables sent by the enterprises, by national tourism offices, and by Central de Balanços of Banco de Portugal. The confrontation between the theoretical hypotheses and the obtained results in the empirical work, had permited to identify the existing relation between variables, between factors and between variables and factors, and to propose a new theoretical and empirical approach to the enterprises and the State, through the conjugation – of factor analysis – of 4 types of factors: the market segments, the competitive advantage of the tourist destinations; the external environmental conditions of the enterprises; and the corporate strategies. Finally, are suggested a series of implications on the strategic management of tourist destinations, involving the private enterprises and the National Tourism Organizations, and are made recommendations for the future research.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão industrialpt
dc.subjectPolítica do turismo - Portugalpt
dc.subjectDesenvolvimento do turismopt
dc.subjectEstratégia empresarialpt
dc.subjectGestão do turismopt
dc.titleAs estratégias empresariais face à política de turismo em Portugalpt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101148003-
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UA - Teses de doutoramento

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