Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/8915
Título: | Utilização de tecnologias de comunicação online: caso de um projecto envolvendo investigadores e professores |
Autor: | Marques, Margarida Morais Marques, Luís Manuel Ferreira Lopes, Carla Alexandra Morim Vale Loureiro, Maria João |
Palavras-chave: | Utilização de tecnologias de comunicação online Comunidade de professores e investigadores Educação em Ciência |
Data: | 2008 |
Editora: | IADIS (International Association for Development of the Information Society) |
Resumo: | Neste contributo apresenta-se uma síntese da utilização de ferramentas online feita pelos participantes no projecto “Investigação e práticas lectivas em Educação em Ciência: Dinâmicas de interacção” (IPEC), bem como uma reflexão sobre as dificuldades identificadas durante o processo e as evidências de desenvolvimento de competências de comunicação online. O projecto IPEC envolveu trabalho colaborativo entre professores e investigadores, no contexto de Educação em Ciência. As interacções entre os participantes centraram-se na concepção, aplicação e avaliação de módulos curriculares sobre o tema Sustentabilidade e decorreram maioritariamente através de ferramentas de comunicação online disponibilizadas na plataforma Blackboard Academic Suite. Complementarmente foram também exploradas outras ferramentas como o Skype, programas de videoconferência e Googledocs. Ao nível do trabalho com alunos, alguns professores envolvidos no projecto utilizaram blogs, a plataforma Moodle e o Second Life. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8915 |
ISBN: | 978-972-8924-72-0 |
Versão do Editor: | http://ciawi-conf.org/ |
Aparece nas coleções: | CIDTFF - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIAWI2008 - 488 a 493.pdf | Documento principal | 126.44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.