Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8826
Title: Biotecnologia: concepção e validação de trabalhos práticos
Author: Gabriel, Ana Sofia Gomes da Silva Franco
Advisor: Santos, Maria Conceição
Carvalho, Maria Arminda Pedrosa e Silva
Keywords: Biologia
Biotecnologia - Trabalhos práticos
Educação em ciências
Formação de professores
Defense Date: 10-Apr-2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: É hoje geralmente aceite que a educação em ciências, além da aprendizagem de conhecimento conceptual e procedimental, deve promover nos alunos o desenvolvimento de competências investigativas, ou seja, competências para identificar, formular e resolver problemas. Porém, o desenvolvimento de actividades práticas de natureza investigativa é difícil, pela carência, ou mesmo ausência, de vivências dos professores em investigações, sobretudo em projectos aplicáveis nas práticas lectivas. A frequente falta de formação inicial e contínua dos professores de ciências, relativamente ao desenvolvimento de competências indispensáveis à implementação desta perspectiva de trabalho prático, constitui um obstáculo à concretização de inovações educativas preconizadas para a educação em ciências, referidas em documentos aprovados e publicados pelo Ministério da Educação, em particular, orientações curriculares e programas disciplinares. A abordagem de temáticas em biotecnologia configura-se como uma necessidade das sociedades actuais, de modo que, atendendo aos avanços que se têm vindo a verificar nesta área, deverá integrar-se em educação científica formal, relacionando-a com a vida quotidiana dos cidadãos. Além de componentes científicas inovadoras, os seus desenvolvimentos têm diversas implicações, designadamente éticas, políticas, económicas e sociais. A investigação apresentada nesta dissertação insere-se neste quadro, a qual se baseou no seguinte problema: “Partindo de temáticas em biotecnologia, como estimular o desenvolvimento de trabalho prático numa perspectiva investigativa por professores de Biologia e/ou Geologia?”. Definiram-se dois objectivos gerais: 1) testar, conceber e optimizar actividades laboratoriais e experimentais em biotecnologia, transponíveis para contextos educativos dos ensinos básico e secundário, desmistificando a complexidade associada ao trabalho prático nesta área; 2) conceber, implementar e avaliar uma acção de formação para professores de Biologia e/ou Geologia, na modalidade de Oficina de Formação, visando em contextos escolares e em temáticas de biotecnologia, desenvolver percursos investigativos. A acção de formação “Desenvolvimento de actividades práticas em biotecnologia numa perspectiva investigativa: um contributo na (re)orientação de ensino e aprendizagem de ciências” estimulou os professores-formandos a participarem activamente num programa que integrava abordagens inovadoras de trabalho prático, e criou condições para, com orientação e apoio, desenvolverem percursos investigativos a partir de situações-problema em temáticas de biotecnologia. Na generalidade, as reflexões dos professores-formandos sobre os percursos investigativos planeados e implementados, e os ganhos a nível profissional e/ou pessoal, além de referências elogiosas à estrutura e sequência das actividades propostas na formação, realçaram os seguintes aspectos positivos: a) o enriquecimento de conhecimentos científico-tecnológicos em biotecnologia; b) a oportunidade de reflexão sobre as suas práticas e a necessidade de uma nova forma de olhar para o trabalho laboratorial e experimental e para o seu papel nas aulas de ciências; c) as potencialidades de trabalho prático numa perspectiva investigativa em termos de mobilização de competências de natureza conceptual e processual; d) o desenvolvimento de competências técnicas e processuais necessárias à implementação de percursos investigativos com recurso a procedimentos em biotecnologia. Do presente estudo decorrem implicações educacionais que se esperam pertinentes para a formação de professores de ciências e elaboração de recursos didácticos, designadamente manuais escolares, assim como, para a gestão dos programas disciplinares. Este estudo permitiu, ainda, apresentar propostas para futuras investigações.
It is currently recognised that science education, besides providing the learning of conceptual and procedural knowledge, must endorse in the students the development of research competences, i.e., the competences to identify, formulate and solve problems. However, the development of practical activities of research nature are difficult, by the shortage, or even absence, of teachers’ experiences in research, mostly in projects applicable to teaching practices. The recurrent lack of initial and continuing training of science teachers, for the development of skills needed to implement this perspective of practical work, is an obstacle to the implementation of educational innovations promoted for science education, and reported in documents published by the Ministry of Education, in particular, in curricular guidelines and in disciplinary programs. Approaching themes in biotechnology seems to be a necessity of modern society, so that, given the advances that have been observed in this field, it shall be integrated into formal scientific education, and be connected with the everyday lives of citizens. In addition to innovative scientific components, its exploitation has several implications, namely ethical, political, economic and social ones. The investigation presented in this thesis fits into this framework, which was based on the following problem: "Using the thematic of biotechnology, how to stimulate the development of practical work within an investigative perspective for teachers of biology and/or geology?". We defined two general objectives: 1) to test, design and optimize laboratorial and experimental activities in biotechnology, transferable to educational contexts of primary and secondary education, demystifying the complexities associated with practical work in this area; 2) to design, implement and evaluate a training action for teachers of biology and/or geology, in the form of training workshop, aiming at developing investigative pathways, in school contexts and using themes of biotechnology. The training action "Development of practical activities in biotechnology within an investigative perspective: a contribute to the (re)orientation of teaching and learning in sciences" encouraged teachers to participate actively in a program that integrated innovative approaches into practical work, and created conditions in order to, with guidance and support, develop investigative pathways using problem-situations in biotechnology issues. Overall, the teachers reflected on: the planned and implemented investigative pathways; the incomes at a professional and/or personnel levels. These reflections and the positive references to the structure and sequence of the proposed activities highlighted the following aspects: a) the enrichment of scientific and technological knowledge in biotechnology; b) the opportunity to reflect on their practices and the need for a new way of looking at the laboratorial and experimental work and their role in science classes; c) the potential for practical work in an investigative perspective in terms of mobilization of expertise; d) the development of measures to implement investigative routes using procedures in biotechnology. From the present study educational implications emerged that one hopes to be appropriate to the training of science teachers and to the elaboration of teaching resources, including scholar manuals, as well as for the management of course programs. This study also allowed to present proposals for future research.
Description: Doutoramento em Biologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/8826
Appears in Collections:DBio - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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