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http://hdl.handle.net/10773/8820
Title: | Governance structures and performance management systems in universities: a comparative study between the UK and Portugal |
Other Titles: | Estruturas de governança e sistemas de gestão de desempenho em universidades: um estudo comparativo entre o Reino Unido e Portugal |
Author: | Melo, Ana Isabel Pires Beato Alves de |
Advisor: | Sarrico, Claudia Radnor, Zoe Jan |
Keywords: | Administração do ensino Ensino superior - Warwick (Coventry, Reino Unido) - Aveiro (Portugal) Avaliação de desempenho Indicadores de desempenho Estratégias organizacionais Eficácia das organizações Gestão da informação |
Defense Date: | 28-Mar-2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | À semelhança do que aconteceu em muitas instituições públicas, as
universidades têm enfrentado pressões crescentes para mudar, tendo de
repensar as suas formas de governança e de gestão, dando mais ênfase à
implementação de sistemas de gestão do desempenho (SGD). Apesar de
existirem vários estudos sobre o desempenho, estes têm ignorado o uso dado
à informação recolhida. Além disso, e apesar de terem ocorrido várias
reformas na governança destas instituições, existem ainda poucos estudos que
relacionam a governança e o desempenho. Assim, esta pesquisa visa explorar
a forma como as universidades medem, reportam e gerem o desempenho e
como as estruturas de governança se relacionam com estas práticas. Para
alcançar o objetivo proposto, um estudo comparativo entre universidades
britânicas e portuguesas foi realizado. Os dados foram recolhidos através da
utilização de uma metodologia qualitativa, sendo os métodos utilizados a
análise documental e entrevistas semi-estruturadas a membros dos órgãos de
governo e gestão de cada instituição. A análise dos dados mostrou a
inexistência de um sistema completamente integrado de gestão de
desempenho (SGD) em ambas as instituições, essencialmente devido à falta
de práticas de gestão de desempenho. De facto, apesar de alguns dos
entrevistados terem reportado o "uso positivo" de dados sobre o desempenho,
alguns relataram o "não uso" desses dados, principalmente em relação ao
desempenho individual, e outros o "mau uso" dessa informação, tendo sido
reportadas práticas de gaming e deturpação dos resultados. Como forma de
ultrapassar alguns destes problemas, verificou-se a co-existência de duas
estruturas de governança: uma 'formal', da qual fazem parte todos os órgão de
governo, com um valor mais 'simbólico'; e uma estrutura 'paralela', constituída
por órgãos mais ágeis, que gerem a universidade no dia a dia. Verificou-se
terem sido vários os fatores a afetarem, negativa e positivamente, os SGD em
ambas as instituições, tendo sido rotulados de "inibidores" e "determinantes",
respetivamente. A pesquisa mostrou que, apesar de as estruturas de
governança serem importantes para a implementação e funcionamento de um
SGD, há outros fatores que precisam de ser levados em consideração,
nomeadamente, o nível de comunicação e o nível de envolvimento dos atores
no processo. Estes dois fatores são considerados relevantes para a integração
bem sucedida de práticas de medição, reporte e gestão de desempenho. Esta
integração, juntamente com outras mudanças que ocorreram em termos de
governança, contribuirá certamente para que se passe de um sistema em que
se governa o desempenho para um sistema em que se governa para o
desempenho. Similarly to what happened in many public organisations, universities have been facing increasing pressures to change, having to rethink their traditional forms of governance and management, putting a new emphasis on the implementation of performance management systems (PMS). Although there are several studies on performance, these have not focused on the use of performance information. Moreover, and even though a lot of changes happened in the governance of these institutions, there are few studies that relate governance and performance. Thus, this research aims at exploring how universities are measuring, reporting and managing performance and how governance structures relate to it. To achieve the research aim, a comparative study between Portuguese and British universities was conducted. Data was collected through the use of a qualitative methodology, being the methods used documentary analysis and semi-structured interviews to members of each institutionʼs governing and management bodies. Data analysis showed the inexistence of a fully integrated performance management system (PMS) at both institutions, mainly due to the lack of management practices. Indeed, despite some reports on the 'positive use' of performance information in both cases, some interviewees reported the 'nonuse' of the data collected, especially in relation to individual performance, and others the 'misuse' of that data, with practices of gaming and misrepresentation being reported. In order to overcome some of these problems, data showed the co-existence of two governance structures in both universities: a 'formal' structure, composed of all the governing bodies, with a more 'symbolic' role; and a 'parallel' structure, composed of more agile bodies that manage the university on a daily basis. Several factors were perceived to affect, either negatively or positively, PMS in both institutions, being labelled 'inhibitors' and determinants', respectively. The research showed that even though structures are important for the implementation and functioning of PMS, there are other factors that need to be taken into consideration when building a PMS, namely the level of communication and the level of involvement of different actors in the process. These two factors are regarded as particularly relevant for the integration of measurement, reporting and management practices. This integration of practices, together with other changes that started to occur in terms of governance, will most likely contribute to the desired move from performance management to performance governance, where instead of governing performance, institutions will be governing for performance. |
Description: | Doutoramento em Ciências Sociais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8820 |
Appears in Collections: | DCSPT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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