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Título: A informação empresarial no setor do calçado em Portugal: uma evidência
Autor: Bastos, Maria da Graça Rodrigues de
Orientador: Sousa, João Francisco
Palavras-chave: Empresas familiares
Indústria de calçado - Portugal
Informação financeira
Data de Defesa: 2011
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo tem por objetivo despertar as empresas de calçado de couro, para novas capacidades e competências, relativas à exploração de sinergias estratégicas, existentes na divulgação de informação empresarial num contexto tecnológico e empresarial que promova uma verdadeira espiral de competitividade do cluster do calçado. Apesar do caráter global dos contextos económicos atuais, evidências empíricas demonstram que a divulgação voluntária dos fluxos de informação empresarial continua a ser limitada no setor do calçado, com visíveis deficiências na divulgação da mesma. Esta constatação sugere que as empresas do setor não são capazes, pelas suas características e recursos locais, incentivar e promover esta divulgação e assim tornarem-se mais competitivas. O presente trabalho foca a importância de uma abordagem, ao setor tradicional do calçado, relativamente à divulgação voluntária de informação financeira e não financeira na promoção, desenvolvimento e competitividade do setor. A análise do território nacional identifica, no norte litoral do País, um conjunto de pólos industriais especializados na produção de calçado. Pelo facto de serem atividades produtivas muito sensíveis às questões de estética e de design, com uma forte componente concorrencial, este trabalho apresenta como uma estratégia de competitividade, o processo voluntário de divulgação da informação empresarial. O relato voluntário traz vantagens às empresas que optarem pela divulgação de informação financeira e não - financeira de qualidade, podendo o relatório a divulgar explicar o diagnóstico das suas principais fortalezas no que tange ao seu desempenho, e assim, uma oportunidade de inovação e alta performance.
The present study aims to awaken the business of leather shoes for new skills and competencies related to the exploitation of strategic synergies, which are in the disclosure of business information, in a entrepreneur and technological context, promoting a true competitiveness cluster of footwear. Despite the global nature of the current economic context, experienced evidences show that the voluntary disclosure of corporate information flows, remain limited in the footwear industry, with deficits in the disclosure of the same one. This suggests that the industry can not, by its characteristics and local resources, encourage and promote the disclosure and thereby become more competitive. This work focuses on the importance of an approach to the traditional footwear industry, and voluntary disclosure of financial and non financial information in the promotion, development and competitiveness of the business setor. The analysis on the national territory identifies in the north coast of the country, a number of industrial states specialized in the manufacturing of footwear. Because the production activities are very sensitive to the aesthetics and design matters, with a strong competitiveness, this work presents itself as a competitive strategy, the voluntary process of disclosure to the corporate information. The voluntary reporting provides benefits for companies that choose the disclosure of financial and non financial information quality. The report may disclose and explain the diagnosis of its main strengths in terms of their performance, and thus an opportunity for innovation and high performance.
Descrição: Mestrado em Contabilidade - Fiscalidade
URI: http://hdl.handle.net/10773/8811
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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