Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8788
Title: O uso das tecnologias da comunicação no ensino superior: um estudo sobre a perspetiva institucional no contexto do ensino superior público português
Author: Batista, João Carlos Lopes
Advisor: Ramos, Fernando
Keywords: Comunicação multimédia
Ensino multimédia
Tecnologia da comunicação
Tecnologias da informação
Ensino superior - Portugal
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O objetivo principal desta tese de doutoramento é o de identificar as tecnologias da comunicação que as Instituições de Ensino Superior Públicas Portuguesas usam no suporte à aprendizagem e caracterizar esse uso em relação à perspetiva institucional. O contexto e os objetivos específicos da investigação são apresentados, seguidos pela descrição do enquadramento conceptual, que inclui a revisão da literatura especializada e os grupos e projetos de investigação com trabalho mais relevante para este estudo. As questões de investigação são identificadas e discutidas, e é proposto um modelo de análise original baseado em dois conceitos principais - o conceito de enquadramento institucional e o conceito de uso, que serviu de base às diversas fases da investigação. Descreve-se e justifica-se a metodologia de investigação que foi adoptada, incluindo o questionário online usado na recolha de dados (Novembro de 2010 – Fevereiro de 2011), assim como os métodos adotados no processamento dos dados. A apresentação e discussão dos resultados concentra-se nas questões de investigação e na abordagem de investigação adotada. Os resultados mostram que as práticas tradicionais de disseminação de materiais e de comunicação entre os docentes e os alunos estão a migrar para o ambiente online através do uso das plataformas de gestão de aprendizagem e das tecnologias que suportam a comunicação interpessoal; e que o uso da Web 2.0 e dos ambientes 3D é limitado. Os resultados sugerem a necessidade de aprofundar a investigação sobre a formação de docentes, especialmente no uso efetivo das tecnologias da comunicação no suporte a novas abordagens às práticas de ensino e aprendizagem.
The main purpose of this thesis is to identify the communication technologies used by Portuguese Public Higher Education Institutions to support learning and to characterize its use focused on the institutional perspective. The context and the specific objectives of the research are presented, followed by the description of the conceptual framework adopted, which includes a review of specialized literature and of the most relevant research groups and projects. The research questions are identified and discussed, and an original analysis model is proposed, based on two main concepts – the institutional framework concept and the use concept, which supports the several phases of the research process. The research approach used is presented and justified, including the online questionnaire used to collect data (November 2010-February 2011), and the methods adopted to process that data. The presentation and discussion of results address the research questions, and also the research approach adopted. The results show that traditional practices of material’s dissemination and communication among teachers and students are migrating to the online environment and using communication technologies such as learning management systems and technologies supporting interpersonal communication; the use of Web 2.0 technologies and 3D environments is limited. The results suggest that some further research about teachers training is recommended, especially about the effective use of communication technologies to support new approaches to teaching and learning practices.
Description: Doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais
URI: http://hdl.handle.net/10773/8788
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6227.pdf57.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.