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dc.contributor.advisorFerreira, António Estevão da Naiapt
dc.contributor.authorLopes, Ana Maria Ferreira Soares Borgespt
dc.date.accessioned2012-07-13T13:30:29Z-
dc.date.available2012-07-13T13:30:29Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/8736-
dc.descriptionMestrado em Contabilidade - Auditoriapt
dc.description.abstractA Europa sempre teve como tradição envolver a responsabilidade social na estratégia das empresas. Deste modo, ao recrutar e manter os trabalhadores, as empresas comprometiam-se a pagar comodidades aos trabalhadores, bem como às suas famílias. Estes actos tinham uma dupla intenção, pois de um lado tinham como objectivo melhorar a imagem pública da empresa, por outro procurava-se melhorar as condições de vida das pessoas. A responsabilidade social é um tema recorrente especialmente em altura de crise, as empresas reconhecem não só a importância desta temática, mas também algumas vantagens que lhe estão associadas. Com uma sociedade cada vez mais preocupada com a solidariedade, as empresas têm que mostrar a sua responsabilidade social perante a comunidade. O grau de comprometimento voluntário com a comunidade faz-se notar, quer no ambiente interno da empresa, quer no ambiente externo. A responsabilidade interna é evidenciada através dos relatórios sociais e a externa é muitas vezes apenas conhecida através da comunicação social. É na tentativa de divulgar as práticas de responsabilidade interna que surge o balanço social. Este documento chega mesmo a ser considerado como uma importante ferramenta de gestão e de comunicação. É com base neste documento, que este trabalho se propõe verificar de que forma é que a vertente interna da responsabilidade social das empresas portuguesas tem evoluído entre 2000 e 2007, e se houve alterações no comportamento das empresas em relação a esta matéria. Para tal, este estudo propõe-se analisar os dados de balanços sociais, divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social, no referido período.pt
dc.description.abstractEurope has always had a tradition of involving social responsibility for business strategy. Thus, to recruit and retain workers, the companies pledged to pay for conveniences to workers and their families. These acts had a dual purpose, on one side they intended to improve the image of the company, on the other they tried to improve the living conditions of people. Social responsibility is a recurring theme especially in times of crisis, companies not only recognize the importance of this issue, but also some advantages associated with it. In a society increasingly concerned with solidarity, companies have to show their social responsibility to the community. The degree of voluntary commitment to the community should be noted whether in the internal environment of the company, whether in the external environment. The responsibility is evidenced by internal social and external reporting is often known through the media. It is in the attempt to spread the practice of internal responsibility that arises the social report. This document is even considered an important tool for management and communication. It is based on this document, that this study aims to verify how does the internal dimension of corporate social responsibility has evolved in Portuguese corporations between years 2000 and 2007, and if there were any changes in corporate behaviour in this regard. For that, this study proposes to analyse data from social reports, released by the Ministry of Labour and Social Security in that period of time.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão de empresaspt
dc.subjectResponsabilidade social das empresaspt
dc.subjectBalanço socialpt
dc.titleResponsabilidade social: o balanço social nas empresas portuguesaspt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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