Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8707
Title: Estudo de um cimbre modular para execução de viadutos até 35 m de vão
Author: Serrano, Henrique Manuel de Almeida
Advisor: Cachim, Paulo Barreto
Morais, Miguel Nuno Lobato de Sousa Monteiro de
Keywords: Engenharia Civil
Asnas
Viadutos
Betão
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na presente dissertação definem-se asnas modulares de 35 m de vão que constituem um sistema de cimbres de torres e asnas para execução de viadutos. O dimensionamento das asnas tem em consideração a fase de elevação e colocação das mesmas na posição pretendida para o cimbramento e a fase em que este é solicitado, ou seja, a fase de betonagem do tabuleiro. É feita uma abordagem aos métodos construtivos utilizados na execução das obras de arte em função das diversas condicionantes existentes. Do mesmo modo relacionam-se os métodos construtivos com os sistemas de cimbres que melhor os servem. Realiza-se em SAP 2000 a modelação das asnas, permitindo deste modo a visualização dos esforços gerados nas mesmas nas fases de elevação e de betonagem de modo a se proceder a uma definição das secções e das ligações entre elementos mais correcta e realista. Este trabalho torna possível a escolha das asnas que executem as funções pretendidas de suporte à betonagem dos tabuleiros de viadutos até 35 m de vão. Permite que a escolha recaia entre soluções de reforço das asnas já existentes ou soluções de asnas com novos elementos.
At the present dissertation, it has been defined modular trusses of 35 m which are a shoring system of towers and trusses to the concreting of viaducts. The sizing of trusses takes into account the phase of lifting and placing them in position for the scaffolding and the concreting phase. It has been made an approach of building methods used on bridges according with different conditions. The same way, it has been related the construction methods with shoring systems. The modeling of trusses is made in SAP 2000, allowing the visualization of their stresses during elevation and concreting in order to define sections and connections between those elements. This study makes possible to choose trusses that perform the desired functions of the deck viaducts up to 35 m span. Allows the choice between solutions to strengthen the existing trusses or new trusses solutions.
Description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/8707
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

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