Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/857
Title: Um olhar sobre a poluição e degradação dos recursos
Author: Santos, Sónia Margarida Andrade e
Advisor: Soares, Amadeu
Keywords: Ecotoxicologia
Ensino das ciências
Poluição ambiental
Degradação do meio ambiente
Gestão de recursos naturais
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No sentido de enriquecer a componente prática dos programas do ensino das ciências, propôs-se um conjunto de actividades laboratoriais que exploram os conceitos associados à Ecotoxicologia, já abordados nos programas propostos pelo Ministério da Educação. Paralelamente foi criado um manual teórico de apoio e motivação que aborda a problemática da poluição e degradação dos recursos naturais. O trabalho dividiu-se em três componentes: a parte teórica, a parte experimental e um manual como elemento de apoio ao ensino experimental das ciências. A parte teórica evidencia a abordagem feita à ciência da Ecotoxicologia nos conteúdos programáticos do ensino das ciências, descreve sumariamente a ciência da Ecotoxicologia e aborda a importância da componente experimental no ensino das ciências. A parte prática propõe um conjunto de trabalhos experimentais adaptados aos conceitos teóricos relacionados com a ciência da Ecotoxicologia, que são explorados nos programas de ensino das ciências. O manual de apoio aborda os principais problemas ambientais actualmente existentes, relacionados com os ecossistemas, com os recursos naturais existentes na Terra, com a interacção da população humana com o meio ambiente. Faz uma breve descrição sobre poluição e a sua gestão, introduzindo conceitos sobre a ciência da Ecotoxicologia. Dada a importância da componente experimental do ensino das ciências, e porque a interligação da ciência, tecnologia e sociedade é a base para a construção de um futuro mais sustentável, espera-se que este trabalho venha de encontro às necessidades do ensino experimental das ciências. ABSTRACT: To enhance practical science education, it was proposed a set of science labs that explore the concepts associated to Ecotoxicology, already addressed in the science educational programs from the Ministry of Education. Simultaneously it was created an handbook to support and motivate the users to the problematic of pollution and the devastation of natural resources. This work was divided into three components: theoretical, practical and a handbook. The theoretical component of the work reinforces the approach made to the science of Ecotoxicology within the science education contents, makes a brief description about the evolution of Ecotoxicology and focus on the importance of the laboratories in the education of science. The practical component proposes a set of laboratories related to the Ecotoxicology contents that are exploited in the science education programs. The handbook addresses the main existing environmental problems on Earth, and the interaction of human population with the environment. It makes also a brief description about pollution and its management and introduces several concepts of Ecotoxicology. Given the importance of experimental skills in science education, and because the connection among science, technology and society is the basis for the construction of a sustainable future, it is expected that this work meets the needs of practical laboratories on science education.
Description: Mestrado em Toxicologia e Ecotoxicologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/857
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DBio - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001244.pdf2.54 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.