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http://hdl.handle.net/10773/8574
Title: | Período probatório: estudo de caso sobre perceções dos intervenientes |
Author: | Rosa, Juliana Andrês da |
Advisor: | Mendes, António Augusto Neto |
Keywords: | Administração do ensino Política educativa: Portugal Supervisão de professores Formação de professores Desenvolvimento profissional Avaliação de professores |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O período probatório foi pela primeira vez implementado nas escolas
portuguesas no ano 2009/2010. Grande parte dos professores em período
probatório já contava com tempo de serviço noutros grupos de recrutamento.
Este trabalho pretende compreender de uma forma mais profunda como correu
a implantação do período probatório numa escola secundária com 3º ciclo.
Mais concretamente, procurou-se responder às seguintes perguntas: 1) Quais
as perceções dos professores intervenientes sobre o período probatório?; 2)
Qual o papel/função dos diferentes agentes?; 3) Quais os pontos fortes e os
pontos fracos neste processo?; 4) Que contributos deu o período probatório
para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos?; 5) Que
sugestões de melhorias/alterações se justificam no processo?
Por este motivo, foi realizado um estudo de caso numa escola pública da
região centro, envolvendo duas professoras em período probatório, uma
professora mentora e uma diretora de escola.
Foram recolhidas atas e relatórios e foram feitas entrevistas.
Verificámos que o período probatório contribuiu para o desenvolvimento
profissional mas podia ter sido mais proveitoso se acontecesse no início da
carreira, se professora mentora e professoras em período probatório
pertencessem ao mesmo grupo de recrutamento. The probationary period was first implemented on Portuguese schools in the school year of 2009/2010. A great part of the teachers on probationary period had already accumulated working time in other recruitment groups. This essay aims at a deeper understanding of the probationary period at a combined secondary and middle school. Specifically, the following questions were intended to be answered: 1) What are the perceptions of the intervenor teachers on the probationary period?; 2) What’s the role of the different agents?; 3) What are the strong and weak points in this process?; 4) What contributions has the probationary period offered the development of the intervenor teaching staff?; 5) What suggestions/changes are justifiable in the process? For this matter, a case study at a public school in the centre region involving two teachers on probationary period, of which one was a mentor teacher and the other a school director, was performed. Both minutes and reports were gathered and interviews were developed. We concluded the probationary period has offered a contribute in what concerns professional development although it could have been more fruitful should it have happened at the beginning of the career, should both the mentor teacher and the teachers on probationary period had belonged to the same recruitment group. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8574 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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