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dc.contributor.advisorLã, Filipapt
dc.contributor.authorPavão, Elitza Mladenovapt
dc.date.accessioned2012-05-11T11:50:47Z-
dc.date.available2012-05-11T11:50:47Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/8561-
dc.descriptionMestrado em Músicapt
dc.description.abstractEstratégias adequadas ao estudo de um instrumento envolvem a implementação de estratégias de auto-regulação. Neste contexto, tendo em conta a falta de estudos sobre quais as estratégias adequadas a alunos de violino numa faixa etária entre os 9 e os 12 anos, desenvolveu-se um estudo longitudinal observacional comparativo com o objectivo de investigar estratégias de estudo que possam influir na auto-regulação da prática instrumental e a sua influência no desenvolvimento musical e motivação dos estudantes. Implementaram-se estratégias de auto-regulação de estudo com um grupo de alunos (grupo experimental), cujos resultados de aprendizagem e motivação foram comparados aos de um segundo (grupo de controlo) para quem não foram implementadas estratégias de estudo específicas. A forma, regularidade e organização das sessões de estudo de ambos os grupos foram comparadas através de: (i) entrevistas semi-estruturadas; (ii) diários foram entregues aos alunos que receberam instruções precisas de regulação das sessões de estudo; (iii) testes de avaliação perceptual da performance dos alunos. Os resultados da triangulação dos dados recolhidos sugerem que a implementação de estratégias de auto-regulação do estudo é benéfica ao desenvolvimento do domínio técnico do instrumento e ao interesse dos alunos. A ausência destas estratégias pode conduzir à falta de motivação e abandono escolar, embora a prática eficiente por si só pode não ser suficiente para manter elevados níveis de motivação intrínseca. Futuras práticas pedagógicas deveriam ter em conta estes resultados e procurar a implementação destas estratégias no dia-a-dia do processo ensino-aprendizagem, envolvendo todos os seus intervenientes, i.e. aluno, professor, pais e escola.pt
dc.description.abstractThe implementation of appropriate practicing strategies involves self-regulation, both related to efficient music instrumental practice. Despite this close relation between successful learning and self-regulated studying habits, there is a lack of systematic research on which self-regulated studying strategies could be most appropriate for violin students of an age group between 9 and 12 years old. A longitudinal observational comparative study was undertaken to investigate how specific implemented strategies affect student´s self-regulation of instrumental practice and impact on their instrumental learning outcomes and motivation. The study involved two participant groups: the experimental group, to whom regular practice strategies were implemented; and the control group, who did not receive specific guidance on practicing strategies. Three database sets were collected, consisting of: (i) face to face semi-structured interviews; (ii) written diaries; and (iii) a perceptual evaluation of students’ performances. Results of data triangulation suggested that effective practice strategies are necessary for developing instrumental expertise and motivation, although efficient practice by itself may not be sufficient to further develop motivation, a key factor for effective learning.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectProcesso de aprendizagempt
dc.subjectCompetências de estudopt
dc.subjectMotivação dos alunospt
dc.subjectTécnicas instrumentaispt
dc.subjectViolinopt
dc.titleSelf-regulated practices: impacts on motivation and learning outcomespt
dc.title.alternativeEstudo auto-regulado: efeitos na motivação e aprendizagem dos alunospt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
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DeCA - Dissertações de mestrado

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