Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/8561
Title: | Self-regulated practices: impacts on motivation and learning outcomes |
Other Titles: | Estudo auto-regulado: efeitos na motivação e aprendizagem dos alunos |
Author: | Pavão, Elitza Mladenova |
Advisor: | Lã, Filipa |
Keywords: | Educação musical Estratégias da aprendizagem Processo de aprendizagem Competências de estudo Motivação dos alunos Técnicas instrumentais Violino |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Estratégias adequadas ao estudo de um instrumento envolvem a
implementação de estratégias de auto-regulação. Neste contexto,
tendo em conta a falta de estudos sobre quais as estratégias
adequadas a alunos de violino numa faixa etária entre os 9 e os 12
anos, desenvolveu-se um estudo longitudinal observacional
comparativo com o objectivo de investigar estratégias de estudo que
possam influir na auto-regulação da prática instrumental e a sua
influência no desenvolvimento musical e motivação dos estudantes.
Implementaram-se estratégias de auto-regulação de estudo com um
grupo de alunos (grupo experimental), cujos resultados de
aprendizagem e motivação foram comparados aos de um segundo
(grupo de controlo) para quem não foram implementadas estratégias
de estudo específicas. A forma, regularidade e organização das
sessões de estudo de ambos os grupos foram comparadas através de:
(i) entrevistas semi-estruturadas; (ii) diários foram entregues aos
alunos que receberam instruções precisas de regulação das sessões
de estudo; (iii) testes de avaliação perceptual da performance dos
alunos. Os resultados da triangulação dos dados recolhidos sugerem
que a implementação de estratégias de auto-regulação do estudo é
benéfica ao desenvolvimento do domínio técnico do instrumento e ao
interesse dos alunos. A ausência destas estratégias pode conduzir à
falta de motivação e abandono escolar, embora a prática eficiente por
si só pode não ser suficiente para manter elevados níveis de
motivação intrínseca. Futuras práticas pedagógicas deveriam ter em
conta estes resultados e procurar a implementação destas estratégias
no dia-a-dia do processo ensino-aprendizagem, envolvendo todos os
seus intervenientes, i.e. aluno, professor, pais e escola. The implementation of appropriate practicing strategies involves self-regulation, both related to efficient music instrumental practice. Despite this close relation between successful learning and self-regulated studying habits, there is a lack of systematic research on which self-regulated studying strategies could be most appropriate for violin students of an age group between 9 and 12 years old. A longitudinal observational comparative study was undertaken to investigate how specific implemented strategies affect student´s self-regulation of instrumental practice and impact on their instrumental learning outcomes and motivation. The study involved two participant groups: the experimental group, to whom regular practice strategies were implemented; and the control group, who did not receive specific guidance on practicing strategies. Three database sets were collected, consisting of: (i) face to face semi-structured interviews; (ii) written diaries; and (iii) a perceptual evaluation of students’ performances. Results of data triangulation suggested that effective practice strategies are necessary for developing instrumental expertise and motivation, although efficient practice by itself may not be sufficient to further develop motivation, a key factor for effective learning. |
Description: | Mestrado em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8561 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 839.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.