Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/8553
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bessa, José Pedro Barbosa Gonçalves de | pt |
dc.contributor.author | Zacarias, Nélia Patrícia dos Santos | pt |
dc.date.accessioned | 2012-05-11T08:47:50Z | - |
dc.date.available | 2012-05-11T08:47:50Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/8553 | - |
dc.description | Mestrado em Criação Artística Contemporânea | pt |
dc.description.abstract | Usufruir de uma obra de arte passa inevitavelmente por uma experiência sensorial, embora raramente multissensorial. Na distinção das obras de arte, estas dividem-se prioritariamente em visuais e auditivas, sendo que para este facto contribui a valorização, na cultura ocidental, da visão relativamente aos restantes sentidos. Nesta investigação focou-se a produção artística de Lygia Clark, Hélio Oiticica e Ernesto de Sousa, que conceptualmente se centram no sensorial, no corpo e nos seus sentidos. O objectivo desta pesquisa determinou-se no aprofundamento de uma prática artística assente na percepção multissensorial. Pretendeu-se estimular os cinco sentidos relativamente à apreensão da arte, e também a interacção do público com esta. Este propósito é explorado em três projectos originais de instalação artística. | pt |
dc.description.abstract | To enjoy a work of art is to experience a sensory experience, though rarely a multi-sensory one. In traditional distinction between works of art, these are divided primarily in visual and auditory, due to the overvaluation within Western culture of vision towards the remaining senses. This research is focused on the artistic production of Lygia Clark, Hélio Oiticica and Ernesto de Sousa, whose conceptual core of interest is the sensory, i.e. the body and its senses. The objective of this investigation is centred in a deepening of artistic practice based on multisensory perception. It was intended to stimulate the five senses in relation to art experience, and also the interaction of the public with the latter. This purpose is explored in three original art installation projects. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Criação artística | pt |
dc.subject | Percepção sensorial | pt |
dc.title | In[corpo]ro: a percepção multissensorial na criação artística | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
247982.pdf | 752.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.