Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/8537
Título: | Contribuição para o conhecimento do estado físico da água na atmosfera: uma avaliação com alunos do 5º ano de escolaridade |
Autor: | Leite, Lídia Oliveira |
Orientador: | Talaia, Mário de Almeida Rodrigues |
Palavras-chave: | Ensino das ciências Metodologia de ensino - Ensino básico 2º ciclo Aprendizagem pela acção Experiências científicas Água Reacções químicas Meteorologia |
Data de Defesa: | 2011 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A dissertação apresentada é uma “Contribuição para o Conhecimento do
Estado Físico da Água na Atmosfera”, que é considerada na temática “A água
na Natureza” leccionada no 5ºano de escolariedade.
Espera-se que a dissertação possa ser um excelente contributo para o
conhecimento de fenómenos físicos que envolvem os três estados da água e
que acontecem diariamente, e que estes possam ser transpostos para a sala
de aula quando se aplica o método construtivista. Espera-se, ainda, que os
alunos sejam capazes de interpretar as atividades experimentais vivenciadas e
que são relacionadas com o estado físico da água. Assim os alunos serão
capazes de interpretar fisicamente o que visualizam, transpondo as novas
aprendizagens para os contextos da natureza, como exemplo.
As atividades apresentadas e sugeridas serão um alicerce para o
enriquecimento de estratégias de ensino e aprendizagem que serão realizadas
em contexto de sala de aula e visualizadas no dia a dia a céu aberto, pelos
alunos.
Os resultados obtidos são muito interessantes e encorajadores e mostram que
as estratégias usadas foram adequadas para o desenvolvimento de
competências e construção do conhecimento dos alunos. The presented dissertation is a "Contribution to the Knowledge of the Physical State of Water in the Atmosphere", which is considered in the theme "Water in Nature" lectured in the 5th grade. It is expected that the dissertation can be an excellent contribution to the knowledge of physical phenomena involving the three states of water as they happen daily, and that they can be translated into the classroom when applying the constructivist method. It is also hoped that students are able to interpret the physical state of water related experimental activities. Thus students will be able to interpret physically viewing, by transposing the new learning to the contexts of nature, as an example. The activities presented and suggested are a foundation for the enrichment of teaching and learning strategies that will be held in the context of the classroom and viewed on a daily basis in the open, by the students. The results are very interesting and encouraging and show that the strategies used were appropriate for developing skills and building student´s knowledge. |
Descrição: | Mestrado em Didáctica - Ciências para Educadores de Infância e Professores do 1º/2º CEB |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8537 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
247886.pdf | 4.39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.