Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8474
Title: Exame nacional do ensino médio no Brasil: fomentador interdisciplinar?
Author: Silva, Gêsila Maria da
Advisor: Souza, Francislê Neri de
Keywords: Política educativa
Metodologia de ensino - Ensino secundário
Avaliação da educação
Interdisciplinaridade
Avaliação dos alunos
Testes escolares
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo apresenta como objeto de pesquisa o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio no Brasil, cujo objetivo basilar é medir o desempenho dos alunos ao término do Ensino Médio (escolaridade básica). O objetivo principal desta investigação é fazer uma reflexão a respeito das práticas educacionais aplicadas nas escolas, e averiguar se o ENEM é desencadeador de práticas interdisciplinares no âmbito escolar como aconselha o Ministério da Educação no documento de referência do exame. O estudo empírico que sustentou esta pesquisa centrou-se nas escolas de Ensino Médio pertencentes à Superintendência Regional de Educação “Comendadora Jurema Moretz Zohn”, localizada na parte Sul do Estado do Espírito Santo, região Sudeste do Brasil. Recorreu-se neste estudo, às orientações das Leis, Diretrizes e Bases que dão suporte ao ENEM, além de contar com os fundamentos teóricos que suportam as questões da avaliação e interdisciplinaridade. A metodologia aplicada para a obtenção dos dados foi de cunho misto (qualitativo e quantitativo), as técnicas de recolha dos dados utilizadas foram o inquérito por questionário e entrevista aos professores da referida Superintendência. Para o tratamento de dados recorreu-se à análise estatística com o auxílio do programa SPSS e análise de conteúdo com o apoio do programa Webqda. Os resultados obtidos indicaram as influências do ENEM na prática educacional e como isso ocorre neste contexto, tornaram-se visíveis algumas consequências das políticas de reforma da educação a partir do ENEM. Compreendeu-se a motivação dos professores nas práticas interdisciplinares o que constitui condição para a melhoria da qualidade do ensino mediante a superação contínua da clássica fragmentação dos saberes na educação do Brasil. Incorporando, a adaptação e mudanças das práticas interdisciplinares é uma aprendizagem que depende da individualidade de cada professor (interesses, formação e os objetivos a alcançar) decorridos de constantes construções baseadas em conhecimento e no trabalho colaborativo, que influi na prática quotidiana, transformadas em constantes (re) conceituações, necessariamente apoiadas em formação, organização e produção do conhecimento e do trabalho.
This paper presents the ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio no Brasil] as the research object. The ENEM’s primary goal was to access the students’ performance when finishing the Secondary School. The main goal of this investigation was to think about the educational practices applied in schools and to verify if the ENEM triggers interdisciplinary practices in the educational range. The empirical study that sustained this research was focused on High Schools belonging to the Superintendência Regional de Educação Comendadora Jurema Moretz Zohn, located in the South of the Espírito Santo State, southeast region of Brazil. In this study, orientations of the Laws, Guidelines and Bases that support the ENEM were used, as well as theoretical basis that support the matters of evaluation and interdisciplinary issues. The applied methodology to obtain the data was both qualitative and quantitative nature; the techniques used in data recollection were the enquiry by questionnaire and interview of the teachers of those schools. Data treatment, statistical analysis was used with SPSS software and content analysis with the support of the Webqda software. The results obtained indicated the influences of the ENEM in educational practice and how that occurs in this context, some consequences of the education reform policy from the ENEM were visible. It was understood the teacher’s motivation in interdisciplinary practices, what constitutes a condition for the improvement of the quality of teaching through the continuous overcoming of the classical fragmentation of knowledge in Brazilian education. Incorporating the adaptation and practical changes is a learning process that depends on the individuality of each teacher (interests, training and goals to achieve) which results from constant constructions based on knowledge and cooperative work that influences the daily practice, transformed in constant (re) conception, necessarily supported by training, organization and production of knowledge and work.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Avaliação
URI: http://hdl.handle.net/10773/8474
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
248004.pdf2.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.