Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/8350
Título: Espaços de interação virtual em contextos educativos e institucionais: projetos de intervenção no Second Life® da Universidade de Aveiro
Autor: Santos, Carlos
Pedro, Luís
Almeida, Pedro
Palavras-chave: second life
Universidade de Aveiro
Intervenção
Educação
Comunicação
Data: 2010
Editora: SENAC
Resumo: Os agentes educativos têm procurado reinventar estratégias de comunicação e interacção, através da exploração de novos contextos de aprendizagem e socialização mediados tecnologicamente. Nos últimos anos, os ambientes virtuais têm-se assumido como espaços alternativos para estes fins e têm potenciado o desenvolvimento de um vasto conjunto de experiências em contextos de ensino-aprendizagem e de presença institucional. O presente capítulo aborda a problemática da adopção dos ambientes virtuais enquanto espaços de comunicação, reflectindo sobre dificuldades, oportunidades e estratégias de utilização destes ambientes. Através da análise de um conjunto de iniciativas desenvolvidas pelos autores nos últimos anos, procuram-se traçar algumas conclusões e identificar oportunidades e ameaças na sua adopção. Esta análise reporta-se, de forma mais significativa, aos usos e práticas em contextos de ensino-aprendizagem, mas explora também conceitos relacionados com o e-governement e a forma como as instituições podem explorar, de forma relevante, estes ambientes, nomeadamente, através da virtualização de serviços e da garantia de uma presença institucional inovadora.
URI: http://hdl.handle.net/10773/8350
ISBN: 978-85-396-0058-8
Aparece nas coleções: DigiMedia - Capítulo de livro

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
espacos_virtuais_educa_inst_UA.pdfDocumento principal4.3 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.