Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/8350
Título: | Espaços de interação virtual em contextos educativos e institucionais: projetos de intervenção no Second Life® da Universidade de Aveiro |
Autor: | Santos, Carlos Pedro, Luís Almeida, Pedro |
Palavras-chave: | second life Universidade de Aveiro Intervenção Educação Comunicação |
Data: | 2010 |
Editora: | SENAC |
Resumo: | Os agentes educativos têm procurado reinventar estratégias de comunicação e interacção, através da exploração de novos contextos de aprendizagem e socialização mediados tecnologicamente. Nos últimos anos, os ambientes virtuais têm-se assumido como espaços alternativos para estes fins e têm potenciado o desenvolvimento de um vasto conjunto de experiências em contextos de ensino-aprendizagem e de presença institucional. O presente capítulo aborda a problemática da adopção dos ambientes virtuais enquanto espaços de comunicação, reflectindo sobre dificuldades, oportunidades e estratégias de utilização destes ambientes. Através da análise de um conjunto de iniciativas desenvolvidas pelos autores nos últimos anos, procuram-se traçar algumas conclusões e identificar oportunidades e ameaças na sua adopção. Esta análise reporta-se, de forma mais significativa, aos usos e práticas em contextos de ensino-aprendizagem, mas explora também conceitos relacionados com o e-governement e a forma como as instituições podem explorar, de forma relevante, estes ambientes, nomeadamente, através da virtualização de serviços e da garantia de uma presença institucional inovadora. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8350 |
ISBN: | 978-85-396-0058-8 |
Aparece nas coleções: | DigiMedia - Capítulo de livro |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
espacos_virtuais_educa_inst_UA.pdf | Documento principal | 4.3 MB | Adobe PDF |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.