Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8339
Title: Diagnóstico da conservação das tartarugas marinhas em ambiente escolar
Author: Salvarani, Patricia Ishisaki
Advisor: Morgado, Fernando Manuel Raposo
Keywords: Biologia marinha
Tartarugas marinhas
Conservação das espécies
Educação ambiental
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Devido à exploração dos recursos naturais pelo homem, espécies de animais e plantas sofrem a ameaça de extinção. O impacto humano sobre os habitats das tartarugas marinhas é reconhecido há décadas, sendo que todas as espécies estão catalogadas como “vulneráveis” ou “em perigo”. Uma das formas de sensibilizar a sociedade sobre a sua importância e riscos é através da informação sobre essas questões. A Educação Ambiental surgiu na década de 60 e na Conferência de Estocolmo foi apontada como uma das estratégias para a solução dos problemas ambientais e para a educação dos indivíduos. Para que a educação seja efetiva, é necessário que o professor relacione os conteúdos aprendidos com o cotidiano dos alunos, para que os mesmos pensem as suas atitudes junto aos problemas ambientais. Este trabalho tem por objetivo identificar e caracterizar através da utilização de inquéritos, a percepção dos alunos de duas escolas em Aveiro, quanto aos conceitos ambientais focando a Conservação das Tartarugas Marinhas. Com base no levantamento da percepção dos alunos, foi possível identificar a necessidade de sensibilizá-los sobre as questões ambientais, principalmente na conservação de animais marinhos, pois a maioria não possui conhecimento da importância de sua preservação. Os inquéritos aplicados foram considerados uma boa ferramenta na avaliação para diagnosticar a percepção ambiental dos alunos. Resultados obtidos no inquérito experimental mostram que em relação ao conhecimento sobre o meio ambiente alunos do 1º Ciclo obtivem um maior conhecimento sobre o assunto do que alunos do 3º Ciclo (inquérito inicial e final), entretanto no inquérito de controle alunos do 1º e 3º Ciclos obtiveram o mesmo nível de conhecimento sobre o mesmo tema. Em relação ao conhecimento sobre a biologia das tartarugas marinhas alunos do 1º e 3º Ciclos tanto no inquéritos experimetal e controle obtiveram o mesmo nível de conhecimento no inquérito inicial e um aumento significativo no inquérito final.
Due to mankind’s exploitation of natural resources, animal and plant species face the threat of extinction. Human impact on sea turtle’s natural habitats has been acknowledged for decades, with all species listed as "vulnerable" or "endangered". A way to make society aware of the importance and the risks is through the spread of information on these issues. Environmental education emerged in the 60’s, and in the “Stockholm Conference”, it was named one of the strategies for solving environmental problems and to educate people. For education to be effective, it is imperative that teachers relate the content learned in the classroom to the students’ daily lives so that they can apply what they learn to real environmental issues. This research aims to identify and illustrate the awareness of students through the use of surveys, with a focus on environmental concepts regarding the Conservation of Sea Turtle from two schools in Aveiro. Based on the survey results on the students’ awareness, it was possible to identify the need to familiarize them on environmental issues, especially in the conservation of sea animals, as most student do not have knowledge of the importance of its preservation. The surveys used were considered a good tool in the assessment to diagnose students' environmental awareness. Results obtained in the survey experiment show that concerning the knowledge about the environment, students from the 1st cycle got a better understanding of the subject than students in the 3rd cycle (the original and final). However, in the survey control students of the 1st and 3rd cycles achieved the same level of knowledge on the same topic. Concerning the knowledge about the biology of sea turtles, students from the 1st and 3rd cycles in both surveys (experimental and control surveys) achieved the same level of knowledge in the original survey and a significant increase in the final survey.
Description: Mestrado em Biologia Aplicada - Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas
URI: http://hdl.handle.net/10773/8339
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DBio - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.