Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/825
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSerôdio, João António de Almeidapor
dc.contributor.advisorSantos, Maria da Conceição Lopes Vieira dospor
dc.contributor.authorGameiro, Maria Manuela Antunespor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:27:35Z-
dc.date.available2011-04-19T13:27:35Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/825-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Geologia e Biologiapor
dc.description.abstractEste trabalho incide sobre o tema “ Percursos Investigativos em Fotossíntese e Transpiração no Ensino Secundário”. Visa a identificação de estratégias de como tornar a aprendizagem da Fotossíntese e Transpiração mais apelativa para os alunos do 10º ano do Ensino Secundário, bem como o desenho/construção de percursos investigativos e sua implementação. Os dados foram obtidos a partir de dois questionários por inquérito dirigido aos alunos (o 1º questionário foi administrado antes da construção/implementação dos percursos investigativos, o 2º questionário foi administrado após a leccionação de todos os conteúdos programáticos de Biologia de 10º ano), da observação e participação dos alunos nas aulas laboratoriais. Em sessão de trabalho para professores foram validados os percursos investigativos desenhados. A avaliação dos percursos investigativos pelos alunos permitiu determinar se estes modificaram as suas preferências acerca dos temas em estudo e/ou surtiram efeito no desenvolvimento de competências. Concluiu-se que há razões para considerar a implementação de percursos laboratoriais investigativos como uma metodologia motivadora no desenvolvimento das temáticas em estudo e para consultar os alunos quanto ao contributo dos percursos investigativos no desenvolvimento de competências. ABSTRACT: This work is about the theme “Investigating Courses in Photosynthesis and Transpiration in Secondary School”. It aims to identify strategies of how to turn the learning of photosynthesis and transpiration more appealing to the 10th grade students, as well as the design/construction of investigating courses and their implementation. The data was obtained from two questionnaires by inquiry given to the students (the 1st questionnaire was given before the construction/implementation of the investigating courses, the 2nd questionnaire was given after the teaching of all the program contents of biology of the 10th grade) and also from the observation and participation of the students in the laboratorial classes. In a work session for teachers the investigating courses that were designed were validated. The evaluation of the investigating courses by the students allowed knowing if they modified their preferences about the study themes and/or if they were effective in the development of competences. The work reached the conclusion that there are reasons to considerer the implementation of investigating laboratorial courses as a motivating methodology in the development of the themes in study although and to consult the students as to the contribution of the investigating courses in the development of competences.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000228088por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectAprendizagem pela acçãopor
dc.subjectLaboratórios de ciênciaspor
dc.subjectFotossíntesepor
dc.titlePercursos investigativos em fotossíntese e transpiração no e.secundáriopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:BIO - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009001010.pdf8.21 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.