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http://hdl.handle.net/10773/8246
Title: | Ser mãe de uma criança com trissomia 21: sentimentos e expetativas |
Author: | Pinto, Ana Margarida Bártolo Ribeiro |
Advisor: | Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos Rebelo, José Eduardo da Silva Campos |
Keywords: | Relações sociais Relações mãe-filho Relações escola-família Família Síndrome de Down |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente relatório tem por objetivo, dar voz às famílias de crianças com
necessidades educativas especiais, no sentido de identificar os seus
sentimentos e expetativas. As participantes foram três mães, cujos filhos são
portadores de Trissomia 21. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas,
constituídas por um conjunto de perguntas guia. A análise de conteúdo foi a
técnica que nos permitiu organizar e interpretar de forma objetiva e
sistemática, o conteúdo das entrevistas.
Encontraram-se nestas mães três preocupações em comum: preocupação
com o desenvolvimento, com o futuro e com a discriminação dos filhos. Em
resposta a estas preocupações, as mães procuram estimular e valorizar as
crianças, sensibilizando a sociedade.
O desenvolvimento de uma criança com T21 ou outra deficiência, é feito de
muitas dúvidas, anseios, incertezas, avanços e recuos. A entrada para o 1º
ciclo do ensino básico é um desses momentos.
Cada família é única e merece ser respeitada na sua unicidade,
conhecimentos, dúvidas e preocupações. A relação/comunicação entre escola
e família, construída a partir da aceitação, colaboração e respeito pelas
opiniões e valores, ajuda-nos a nós, profissionais de educação (numa atitude
de disponibilidade, autenticidade e partilha), a contribuir para um bom
desenvolvimento da criança.
A partilha destas três mães lançou-nos um desafio que, transformado em
questão poderá espoletar futuras investigações:
Que atividades/ situações poderão refletir uma verdadeira inclusão dos alunos
com NEE?
Como é que as práticas e dinâmicas da escola podem ser contingentes com as
necessidades, desejos e expectativas das famílias?
De que forma é possível a dinamização de espaços de partilha, formais e
informais, entre famílias de crianças com necessidades educativas especiais? The main aims of the present report were to give a voice to the families of children with special learning needs and to identify their feelings and expectations. The participants were three mothers whose children are carriers of Trisomy 21 (T21). The study was done using semi-structured interviews based on a group of guide questions. Content analysis was the technique used. It allowed us to organize and interpret interview content, in an objective and systematic manner. Three common concerns were found among the participant mothers: worries about child development; apprehension about the child’s future life, fear of discrimination from society towards their children. In response to these concerns, mothers look to stimulate and value their children, while attempting to raise the awareness of society for their existence and their problems. The development of a child with T21, or any other developmental disabilities, is a path made of doubts, worries, uncertainties, and steps forward and backward. Starting the first basic school cycle is one of those worrying moments. Each family is unique and deserves to be respected in its uniqueness, knowledge, doubts and concerns. The relationship/communication between the school and the family, built upon acceptation, cooperation and respect for opinions and values, helps us, educational professionals (adopting an attitude of availability, authenticity and generosity), to contribute to the child’s good development. The share of these three mothers set us a challenge which, transformed into questions, may trigger future research: Which activities/situations might reflect the true inclusion of students with special educational needs? How can school activities and dynamics become contingent with the family’s needs, hopes and expectations? How is it possible to improve the use of formal and informal sharing spaces, among families of children with special learning needs? |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8246 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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