Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8201
Title: Consciência cultural crítica numa comunidade virtual educativa de línguas
Author: Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
Advisor: Araújo e Sá, M. H.
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
Keywords: Ensino de línguas
Educação intercultural: Ensino secundário
Comunicação intercultural
Comunidades virtuais
Redes sociais
Internet: Web 2.0
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A difusão das tecnologias da informação e comunicação fomenta mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas, proporcionando a criação de comunidades de aprendizagem entre aprendentes de diferentes pontos do mundo. Tendo como referência a pedagogia crítica para a emancipação (Freire, 1997; Giroux, 1997), este estudo analisou de que forma aprendentes de diferentes proveniências linguístico-culturais desenvolvem a sua consciência cultural crítica (Byram, 1997), quando colocados em situação de trabalho colaborativo on-line, formando uma comunidade de aprendizagem, através do recurso a uma plataforma especialmente concebida para o efeito, a 2ndschool.eu, na qual foram levados a desenvolver um trabalho de natureza interdisciplinar. Pretendíamos que esta plataforma fomentasse questionamentos por parte dos seus membros. Como tal, integrámos diferentes instrumentos de comunicação eletrónica (chat, fóruns e e-mail), através dos quais se promoveu a interação entre os participantes no projeto, alunos e professores (de diversas áreas disciplinares) do Ensino Secundário belga, búlgaro, grego, polaco, português e sueco, com vista à realização de uma tarefa comum: a edição de um trabalho de projeto de análise crítica de reportagens, artigos de opinião e fotos de jornais acerca de tópicos da atualidade nacional e/ou internacional. Tivemos em conta uma metodologia de investigação mais orientada para o estudo de caso e análise do discurso. Para tal, recorremos a dois tipos de instrumentos de recolha de dados: as impressões das discussões estabelecidas através de chat, fóruns, blogs e wikis e os resultados de três questionários sobre o perfil sociolinguístico e cultural dos participantes, a avaliação da plataforma virtual e o inventário de estratégias mais eficazes na negociação de saberes estabelecida. Concluímos que os alunos (re)constroem saberes, pois revelam representações que têm acerca de situações-problema, refletem acerca das mesmas e, posteriormente, disseminam ativamente pontos de vista críticos através de ferramentas Web 2.0, como forma de as resolver. Enquanto verdadeiros pronetários, foram capazes de recorrer a estratégias de comunicação que fomentam a busca de entendimento com o Outro, num caminho oscilante entre o concordar e o discordar, entre o ajudar e o solicitar ajuda, entre o opinar e o escutar, entre o avaliar e o ser avaliado e entre o corrigir e o ser corrigido. Identificámos como principais limitações do nosso estudo a dificuldade de análise das práticas interdisciplinares dos interlocutores internacionais, a desmotivação de alguns aprendentes nas tarefas e ainda o reduzido recurso ao videochat, pelo desconforto no seu uso. Por isso, consideramos que futuras investigações deverão debruçar-se nestas questões.
The diffusion of information and communication promotes qualitative changes in teaching practices, making the creation of learning communities among learners from different parts of the world possible. Making reference to the critical pedagogy for empowerment (Freire 1997, Giroux, 1997), this project aims to examine how learners from different linguistic and cultural backgrounds develop their critical cultural awareness (Byram, 1997), when asked to work online, creating learning communities and using a platform especially designed for that purpose. In this platform they are led to carry out a project work of an interdisciplinary nature. We intended that this platform would foster new questionings by students and teachers. As such, it integrates different electronic communication tools (chat, discussion forums and e-mail), through which interaction between students and teachers (from different subjects) of Belgian, Bulgarian, Greek, Polish, Portuguese and Swedish education systems is promoted. These have to accomplish a common task: editing a project work of critical analysis of news, opinion articles and photos from newspapers on topics of national and/or international relevance. We applied a research methodology focused on a study case and discourse analysis. We used two types of data collection instruments: the printings of the discussions established through chat, forums, blogs and wikis and the results of three questionnaires on the sociolinguistic and cultural profile of participants, the evaluation of the virtual platform and the inventory of the most effective strategies in the negotiation of knowledge. We concluded that the students (re)build knowledge as they reveal representations which they have about specific issues, reflect upon them and then actively disseminate these already reflected points of view through Web 2.0 tools as a way to solve glocal society’s problems. As true pronetaires, students were able to use communication strategies that foster the pursuit of understanding with the other, oscillating between a path in which they agree and disagree, help and ask for help, listen and provide feedback, assess and be evaluated and correct and be corrected, contributing to a strong sense of belonging to a community. We identified as main limitations of our study the difficulty in analyzing the interdisciplinary practices of international participants, the lack of motivation by some of the learners in the proposed tasks and the low use of videochat, due to the discomfort in its usage, considering that future investigations should focus on these issues.
La difusión de la información y la comunicación promueve cambios cualitativos en las prácticas de enseñanza, haciendo posible la creación de comunidades de aprendizaje entre los estudiantes de diferentes partes del mundo. Haciendo referencia a la pedagogía crítica para el empoderamiento (Freire, 1997; Giroux, 1997), este proyecto tiene como objetivo examinar cómo los alumnos de diferentes orígenes lingüísticos y culturales desarrollan su conciencia crítica cultural (Byram, 1997), cuando trabajan en línea con el Otro, creando comunidades de aprendizaje a través del uso de una plataforma diseñada específicamente para ese fin, que los lleva a desarrollar un trabajo de proyecto de carácter interdisciplinario. Deseábamos que esta plataforma promoviese nuevos cuestionamientos de la parte de sus participantes. Como tal, integra diversas herramientas de comunicación electrónica (chats, foros de discusión y correo electrónico), a través de los cuales se promueve la interacción entre los participantes en el proyecto, los estudiantes y profesores (de diferentes asignaturas) de Educación Secundaria belga, búlgara, griega, polaca, portuguesa y sueca, con el fin de realizar una tarea común: la edición de un trabajo de proyecto de análisis crítico de las noticias, artículos de opinión y fotografías de los periódicos sobre temáticas de actualidad nacional o internacional. Hemos aplicado una metodología de investigación más centrada en el estudio de caso y análisis del discurso. Hemos usado dos tipos de instrumentos de recolección de datos: las impresiones de las conversaciones establecidas a través de chat, foros, blogs y wikis y los resultados de tres encuestas sobre el perfil sociolingüístico y cultural de los participantes, la evaluación de la plataforma virtual y el inventario de las estrategias más eficaces en la negociación de los saberes Hemos concluido que los alumnos (re)construyen el conocimiento, pues ellos revelan representaciones acerca de las situaciones problemáticas, reflexionan sobre ellas y luego difunden activamente sus puntos de vista (ya pensados) a través de las herramientas Web 2.0 como una forma de resolver los problemas de la sociedad glocal. En cuanto pronetários, los estudiantes fueron capaces de utilizar estrategias de comunicación que fomentan la búsqueda de entendimiento con el otro, oscilando entre un camino de acordar y desacordar, de ayudar y pedir ayuda, de opinar y escuchar y opinar, de evaluar y ser evaluado y de corregir y ser corregido, lo que contribuye a un fuerte sentido de pertenencia a una comunidad. Identificamos como las principales limitaciones de nuestro estudio la dificultad en analizar prácticas interdisciplinarias de los participantes internacionales, el desaliento de algunos alumnos en las tareas y también la falta de uso de videochat, por la incomodidad en su uso. Por eso, creemos que investigaciones futuras deberían estudiar estas cuestiones.
Description: Doutoramento em Didáctica e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10773/8201
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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