Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/8103
Title: | Fórum de S. Bernardo - uma experiência associativa |
Author: | Marques, Paula Cristina Soares da Silva |
Advisor: | Rodrigues, Manuel Ferreira |
Keywords: | Desenvolvimento comunitário Associativismo - Aveiro (Portugal) Cooperativismo Desenvolvimento local Participação social Cidadania Instituições sociais Acção social |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Pretendemos, através do Fórum de S. Bernardo, potenciar e estimular as
energias e os recursos existentes na comunidade, ou seja, aglutinar as forças
vivas desta freguesia, propondo a formação de um núcleo de trabalho cooperativo
local. A criação deste núcleo visa o aprofundamento das relações entre
os parceiros locais, a realização de um diagnóstico participativo das necessidades
sentidas pela comunidade, o planeamento de uma estratégia conjunta
e a definição de uma intervenção social concertada, que considere as causas e
os efeitos das desigualdades existentes no seio da comunidade, as questões
relativas ao exercício da cidadania e a revindicação da dignidade para todos,
trabalhando no sentido do desenvolvimento de respostas cooperativas e
potenciadoras das capacidades dos cidadãos, particularmente dos que se
encontram em desvantagem social. The aim of the Fórum de S. Bernardo is to potentiate and stimulate the energies and the resources of the community, i.e., to unify the active forces of the civil parish, proposing the formation of a group for local cooperative work. The creation of this group aims to further strengthen relations between local partners, carrying out a participatory assessment of needs perceived by the community, planning a joint strategy and the definition of concerted social actions to consider the causes and the effects of inequalities within the community, issues relating to citizenship and dignity for all, working towards the development of cooperative responses potentiating the abilities of citizens, particularly of those who are socially disadvantaged. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8103 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.