Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8029
Title: Integração e suporte social: o contributo do apoio pelos pares
Author: Taveira, Eugénia dos Santos Silva
Advisor: Pereira, Anabela Maria de Sousa
Rodrigues, Hélder Castanheira dos Santos
Keywords: Psicologia da educação
Alunos do superior
Sucesso escolar
Integração escolar
Desenvolvimento individual
Desenvolvimento social
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O sucesso do jovem adulto em contexto de Ensino Superior está associado a uma adequada transição e adaptação à universidade, ao suporte social que a instituição lhe possa conferir e à promoção do desenvolvimento pessoal e social dos seus alunos, sendo muito importante a existência de estruturas de apoio disponibilizadas pelas instituições, seja a nível instrumental, seja a nível afectivo e emocional. Assim sendo, o suporte social assume uma relevância estratégica na promoção do sucesso académico em contexto universitário. O contributo do apoio pelos pares, sendo uma área de ação fundamental para a formação dos estudantes, é um modelo que promove o apoio psicológico (peer counselling), traduzindo-se na capacidade de ser empático, desempenhar o papel de amigo e promover a partilha de problemas. O presente trabalho tem como objectivo estudar a integração e o suporte social nos alunos deslocados alojados nas residências da Universidade de Aveiro (UA). Pretende-se, por um lado, identificar as necessidades sentidas pelos alunos e por outro lado, conhecer as estruturas de apoio que a UA disponibiliza, de modo a facilitar a sua adaptação aos novos contextos, a esses mesmos alunos. De forma a atingir os nossos objectivos foram realizados dois estudos exploratórios: O estudo 1 que tem como finalidade conhecer e caracterizar o suporte social existente na UA veiculado aos alunos alojados nas residências universitárias, assim como as representações que os alunos têm sobre esse mesmo suporte. Foi utilizado como instrumento de recolha neste estudo o Questionário de Suporte Social na UA (Taveira, Pereira e Castanheira, 2010, adaptado de Bernardino, 2003). A nossa amostra é constituída por 385 estudantes das residências universitárias, representando assim 51% da população. O estudo 2 tem como objectivo estudar o contributo do apoio dos pares nas residências para a integração dos alunos na UA e conhecer os tipos de problemas mais frequentes dos alunos que recorrem ao apoio dos pares. Foram utilizados como instrumentos de recolha, cadernos de notas “diário de bordo”. Os cadernos foram entregues a vinte e um elementos das Comissões de Residentes que tiveram uma formação específica em peer counseling. Quanto aos resultados obtidos pode concluir-se que os alunos estão bem adaptados às Residências Universitárias, bem como à UA, mas o seu sucesso académico depende das estruturas de apoio facultadas por esta instituição, quer a nível económico-social, quer a nível psicológico. Por seu lado, a UA tem envidado esforços no sentido de corresponder a estas necessidades por parte desta comunidade estudantil. No entanto, os problemas associados ao rendimento escolar e ao bem-estar dos alunos continuam a merecer uma atenção especial, sugerindo-se assim um estudo mais aprofundado desta temática, a fim de se definirem estratégias que permitam senão colmatar, pelo menos diminuir estas dificuldades sentidas pelos alunos.
The success of a young adult in a higher education framework is associated to an adequate transition and adjustment to University, as well as to the social support the Institution may provide and to the promotion of personal and social development of its students. The existence of support structures provided by higher education institutions is thus very important, either at an instrumental, affective or emotional level. Therefore, social support assumes a strategic relevance in the promotion of academic success in a higher education framework. Being a crucial area to the training of students, the contribution of peer support is a model which promotes psychological support (peer counseling), translated in the ability of being empathic, to perform the role of a friend and to promote the sharing of problems. This dissertation aims at the study of integration and social support of displaced students, lodged at the University of Aveiro residencies. It is intended to, on one hand, identify the needs felt by the students and, on the other, to get to know the support structures provided by the University, in order to facilitate its adaptation to new contexts. In order to reach our objectives, the current dissertation comprises two exploratory studies: Study number 1 has the purpose of identifying and characterizing the social support the University of Aveiro provides to students lodged at the university’s residencies and the representations these students have of that support. This analysis is based upon the results obtained from the questionnaire of Social Support at the University of Aveiro (Taveira, Pereira and Castanheira, 2010, adopted from Bernardino, 2003).The sample is composed of 385 students lodged at the University residencies, which represents 51% of the total population. Study number 2 aims at analyzing the contribution of peer support at the residencies to the integration of these students at the University of Aveiro, as well as to learn about the more frequent problems of students who seek peer support. This study is based upon the results obtained from a journal, which allowed the supported students to record their most felt difficulties. These journals were supplied to 21 members of the Residencies Committees, who acquired specific training in peer counseling. As to the obtained results, it is concluded the students are well adjusted to the university residencies, as well as to the University of Aveiro itself. However, their academic success depends on the support structures provided by the University, either at a social-economical level or psychological. On its end, The University of Aveiro has been making efforts in order to correspond to the needs of their student community. Nevertheless, the issues associated to academic performance and well-being of these students continues to justify a special attention. Hence, it is suggested that a more extensive study should be undertaken, in order to define strategies which lead to, if not the elimination, at least the lessening of the difficulties felt by these students.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social
URI: http://hdl.handle.net/10773/8029
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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