Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8011
Title: Ludicidade e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura
Author: Marques, Sara Margarida Costa
Advisor: Sá, Cristina Manuela
Keywords: Ensino de línguas
Ensino da leitura - Ensino básico 2º ciclo
Métodos pedagógicos
Compreensão da leitura
Língua portuguesa
Motivação dos alunos
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo visava determinar o papel que a ludicidade poderá desempenhar no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. Com esta finalidade, procedeu-se à concepção e implementação de uma intervenção didáctica, centrada na abordagem de uma obra de leitura integral, de índole narrativa, com uma turma de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo a uma metodologia de investigação-acção. Foram recolhidos dados relativos às suas representações (através de questionários) e ao seu desempenho (através de actividades centradas na compreensão na leitura, realizadas a partir de textos narrativos), antes e depois da intervenção didáctica. A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu concluir que os alunos registaram alguma melhoria em termos de compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar bastantes dificuldades na construção de inferências. Paralelamente, constatouse uma evolução nas suas representações, que podemos associar a um acréscimo da sua capacidade de meta-reflexão sobre o seu desempenho em compreensão na leitura.
The foreseen study aimed to determine the role that “ludic practices” could play in developing skills in reading comprehension. With this purpose, we proceeded to the conception and implementation of a didactic intervention focused on the approach of a full literature reading, of narrative character, with a group of basic education students from the 5th grade, using action-research. We collected data on their representations (through questionnaires) and their performance (through activities focused on reading comprehension of narrative texts), before and after the didactic intervention. The content analysis of these data and the comparison of results indicated that students showed some improvement in terms of reading comprehension at various levels, but continued to reveal many difficulties in constructing inferences. In parallel, there was an evolution in their representations that can be associated to the increasing capacity of meta-reflection on their performance regarding reading comprehension.
Description: Mestrado em Didáctica - Línguas para Educadores de Infância e Professores do 1º e 2º CEB
URI: http://hdl.handle.net/10773/8011
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
247567.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.