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dc.contributor.authorLopes, Maria da Conceição de Oliveirapt
dc.contributor.authorPereira, Hugopt
dc.date.accessioned2012-04-09T17:03:21Z-
dc.date.available2012-04-09T17:03:21Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.isbn978-989-97244-1-9-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7905-
dc.description.abstractA comunicação que se apresenta coloca em destaque a natureza consequencial da literacia e da cidadania. Defende-se que, tal como a comunicação Humana, estes dois fenómenos partilham da condição de Ser do Humano que cada sujeito manifesta, no seu estar situado no mundo, através dos mundos da experiência, numa pluralidade de efeitos. Literacia, cidadania e comunicação são condições da natureza humana, pré-existentes a qualquer uma das suas manifestações e consequentes efeitos, comuns à Hominidade, formando um todo indivisível. Esta perspectiva contrapõe-se, por um lado, à visão de manifestação da literacia confinada ao entendimento da aquisição de determinadas competências e, por outro lado, ao entendimento da cidadania como exercício ou participação no poder e na governação das instituições. Deste modo, a literacia e a cidadania compartilham com a comunicação a mesma necessidade de serem promovidas e desenvolvidas. Contudo, a sua análise não poderá ficar restrita às dimensões de manifestação e de efeitos, esquecendo a condição de natureza que as precede e as torna possíveis. Partindo-se da premissa de que a televisão e os conteúdos da programação televisiva infanto-juvenil continuam a atrair as crianças, a orientar e a condicionar os seus comportamentos e a influenciar as suas experivivências, nomeadamente, no núcleo familiar a que pertencem e nas suas relações inter-pessoais, considera-se que a televisão é um médium que pode promover e contribuir para o desenvolvimento da comunicação-literacia-cidadania. No trabalho que se apresenta, pretende-se expor à crítica, a tríade estabelecida a partir do conceito de consequencialidade e apresentar alguns dados do projecto de investigação em curso sobre a K SIC - o canal temático da SIC - especializado na programação infanto-juvenil, entre os 4 e os 14 anos de idade e criado em 18 de Dezembro de 2009. Sublinhar-se-á a filosofia do canal, o compromisso com os telespectadores, quotidianamente dinamizado pela equipa Kapa SIC, através de multiplataformas on-line e evidenciar-se-á a participação das crianças, nomeadamente no facebook. A nossa finalidade é contribuir para o conhecimento do único canal português, que privilegiando o grupo dos 6-12 anos, contribui para a promoção e desenvolvimento da condição de Hominidade da literacia e de práticas de cidadania activa das crianças telespectadoras. A tese que defendemos é a de que comunicação-cidadania-literacia são estados da natureza humana que a K SIC, canal temático da SIC, através da programação dirigida aos diversos públicos infanto-juvenis, promove e desenvolve.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade do Minhopt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteraciapt
dc.subjectCidadaniapt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectTelevisãopt
dc.subjectCriançaspt
dc.titleLiteracia, comunicação e cidadania: a televisão como parte da solução, o caso do canal K SICpt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date25-26 março, 2011pt
ua.event.typecongresspt
degois.publication.firstPage335pt
degois.publication.lastPage346pt
degois.publication.locationBragapt
degois.publication.title1º Congresso Nacional de Literacia, Media e Cidadania-
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/OJS/index.php/lmc/article/view/474/445pt
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