Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7778
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSalgado, António Gabriel Castro Correiapt
dc.contributor.authorCoelho, Liliana Sofia Bragapt
dc.date.accessioned2012-04-05T09:05:19Z-
dc.date.available2012-04-05T09:05:19Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7778-
dc.descriptionMestrado em Ensino da Músicapt
dc.description.abstractEste projeto educativo tem como principal objectivo fomentar a descoberta do canto em idades mais precoces às que o sistema de Ensino Integrado Artístico em Portugal, hoje, permite, ainda que em contradição com a própria legislação vigente. A pesquisa realizada surge ainda pela necessidade de colmatar a inexistência de um plano curricular para a disciplina de canto do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico do Curso Música em Portugal. Este trabalho está dividido em duas partes. Na primeira parte, é apresentado o enquadramento teórico que fundamenta a investigação empírica deste estudo. Para além de uma abordagem ao panorama do canto em Portugal, analisa-se ainda em revisão bibliográfica algumas das metodologias existentes para o ensino do canto infantil com o intuito de as aplicar seletivamente no Projeto Educativo que se veio a realizar posteriormente no Conservatório de Musica Calouste Gulbenkian de Braga; na segunda parte, apresenta-se o estudo experimental e o seu processo metodológico sento relatados os resultados da pesquisa empírica que procurou perceber, através da implementação prática de um projeto educativo extracurricular, a acuidade do conjunto de parâmetros pedagógicos, devidamente selecionados, para esse efeito, no ensino do canto a crianças na faixa etária acima referida, parâmetros esses que farão parte da elaboração de um plano curricular específico para o 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico do Curso de Música.pt
dc.description.abstractThe main objective of this educational project is to promote the discovery of the singing art at early ages, as well as its inclusion within the artistic mainstream education system in Portugal, and in accordance to the current Portuguese legislation. The research here undertaken explores the lack of a Curriculum of Singing for the Basic Music Education in Portugal. This Educational Project (EP) is divided in two parts: the first part, shows the present situation of the singing education within the Portuguese Music Schools. After a bibliographical review of the specialized literature on teaching of singing at the early ages, a theoretical framework is presented which supports the empirical research here undertaken; within the second part, an empirical research (EP) explores the accuracy of a new singing approach in order to establish a curriculum of singing for the 1st, 2nd and 3º Level of Basic Music Education in Portugal.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subjectMetodologia de ensino |x Ensino básicopt
dc.subjectTécnicas pedagógicaspt
dc.subjectTécnicas da aulapt
dc.subjectProjectos educativospt
dc.subjectCantopt
dc.titleDa inserção da disciplina de canto no ensino básico em Portugalpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
246229.pdf2.73 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.