Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7748
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dc.contributor.advisorCoelho, Carlos Meirelespt
dc.contributor.authorLemos, Lúcia Maria Esteves Oliveira Gomespt
dc.date.accessioned2012-04-04T13:52:56Z-
dc.date.available2012-04-04T13:52:56Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7748-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Socialpt
dc.description.abstractNo mundo de hoje, não basta dominar conteúdos literários e formais, é cada vez mais necessário e determinante o desenvolvimento de competências em literacia em leitura local e global. O PISA (Programme for International Student Assessment) avalia literacias, nomeadamente em leitura, em alunos de 15 anos, permitindo avaliar o seu grau de desenvolvimento em diferentes países. Os programas de Língua Portuguesa de 1991 foram sendo sujeitos a uma profunda transformação dos objetivos, competências e metas de aprendizagem até 2011, ano em que começam a ser aplicados novos programas. Em que medida o programa de Língua Portuguesa (1991-2011) e o de Português (2011-) se compatibilizam (ou não) com o desenvolvimento das competências requeridas pelo PISA, pelo CNEB (Currículo Nacional do Ensino Básico de 2001) e pelo QEQ (Quadro Europeu de Qualificações)? Quais as representações dos docentes do 9.º ano de Português sobre o conceito de literacia em leitura e quais os critérios que seguem na preparação de atividades/elaboração de fichas de avaliação das competências dos alunos? O método utilizado é o histórico-comparativo e um inquérito por questionário a professores do 3.º ciclo. Contribui-se para o estudo da evolução da aplicação do programa de Língua Portuguesa (9.º ano, 15 anos), tendo em conta os níveis de competências requeridos pelo PISA (2000), pelo CNEB (2001) e pelo QEQ (2008). Faz-se uma análise comparada das modalidades de avaliação em português que foram usadas nos últimos 10 anos pelos professores na avaliação interna, pelos exames nacionais na avaliação externa e pelo PISA na avaliação internacional. O inquérito por questionário aplicado a professores de Língua Portuguesa do 3.º CEB acerca das representações do conceito de literacia e dos critérios de preparação de atividades e fichas de avaliação das competências dos alunos demonstra que apesar de possuírem uma representação abrangente de literacia, no momento de preparar atividades com os alunos ou fichas de avaliação de competências dos mesmos, os professores continuam a optar maioritariamente pela exploração/ utilização do texto literário, sendo a sua maior preocupação o cumprimento de conteúdos programáticos referentes ao programa de 1991. Os programas de 1991-2011 não se ajustavam ao desenvolvimento de competências requeridas pelo PISA, CNEB e QEQ, no entanto a prática pedagógica que era forçada pelos exames nacionais ia-se afastando do programa quanto o desenvolvimento de competências a este nível o exigia, no entanto muitos professores continuavam a dar cumprimento estrito ao programa de 1991. A partir deste ano o novo programa permite essa compatibilização e apesar das ações de formação já feitas, os resultados obtidos no questionário mostram que ainda há muito a fazer neste caminho.pt
dc.description.abstractIn today's world, it’s not enough to master literary and formal content, is increasingly necessary and determining the development of literacy skills in local and global reading. The PISA (Programme for International Student Assessment) assesses literacy, particularly in reading, for students with 15 years, allowing assess their development in different countries. The Portuguese language programs from 1991, have been subject to a profound transformation of the goals, skills and learning goals by 2011, the year they shall be implemented as new programs. To what extent does the Portuguese language program (1991-2011) and the Portuguese (2011 -) are compatible (or not) with the development of skills required by PISA at CNEB (National Curriculum for Basic Education, 2001) and the EQF ( European Qualifications Framework)? What are the representations of Portuguese teachers for 9th grade on the concept of reading literacy and what criteria they follow in the preparation of activities / preparation of report cards of students' skills? The method used is the historical-comparative and a survey questionnaire to 3rd cycle teachers. Contributes to the study of evolution of the application of the Portuguese language program (9th grade, 15 years), taking into account the skill levels required by PISA (2000), by CNEB (2001) and the EQF (2008). It is a comparative analysis of methods of assessment that were used in Portuguese in the last 10 years on internal assessment by teachers, by the national examinations on external assessment and by PISA on international assessment. The survey questionnaire administered to 3rd CEB Portuguese language teachers on the representations of the concept of literacy and criteria for preparation of activities and forms of assessment skills of students shows that despite having a representation of comprehensive literacy, at the time of prepare activities with the students or report cards of the same skills, teachers continue to choose mostly the exploitation / use of literary text, and its main concern the fulfillment of program content for the 1991 program. The 1991-2011 programs did not fit the development of skills required by PISA, EQF and CNEB, however the pedagogical practice that was forced by the national tests was going-away from the program as demanded by the development of skills at this level, but many teachers continued to strictly comply with the program of 1991. From this year the new program allows compatibility and despite the actions of training already made, the results obtained from the questionnaire show that there is still much to do in this way.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da língua maternapt
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectEnsino básico 3º ciclopt
dc.subjectAvaliação de currículospt
dc.subjectAvaliação de competênciaspt
dc.titleAvaliação em português no 9º ano - competências e literacia (2011)pt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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