Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/766
Title: Eutrofização de sistemas dulçaquícolas : desenvolvimento de uma actividade prática para o 12º ano
Author: Patronilho, Margarida Maria Pinho de Miranda
Advisor: Gonçalves, Fernando José Mendes
Keywords: Gestão de ecossistemas
Ecossistemas de água doce
Contaminação da água
Eutrofização
Educação ambiental
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A eutrofização de sistemas aquáticos deve-se não só a causas naturais mas também e, principalmente, a actividades antropogénicas, como sejam, as descargas de efluentes domésticos e industriais, a lixiviação e a escorrência de pesticidas e fertilizantes em terrenos agrícolas. As actividades antropogénicas promovem o enriquecimento em nutrientes dos ecossistemas aquáticos, o que favorece o desenvolvimento de organismos fotoautotróficos, como algas verdes, cianobactérias e plantas aquáticas e conduz à deterioração da qualidade das águas. Com este trabalho pretende-se apresentar uma actividade prática, destinada a alunos do Ensino Secundário que frequentem a disciplina de Biologia do 12º ano de escolaridade. Esta actividade, de metodologia simples e perfeitamente aplicável à realidade material e orçamental das nossas escolas, permite simular, em contexto de sala de aula, o processo de eutrofização de um recurso de água doce, provocado pelos resíduos resultantes das actividades agrícolas. Finalmente, esta actividade pretende promover o desenvolvimento da literacia ambiental. Desta forma será facilitada a aprendizagem activa dos conhecimentos científicos, a tomada de consciência colectiva sobre o impacto de contaminantes agrícolas na qualidade das águas e reforçar-se-á a necessidade de promover a gestão equilibrada dos recursos e adoptar padrões de produção e de consumo ecologicamente sustentáveis. ABSTRACT: The eutrophication of freshwater systems is due not only to natural causes, but also and mainly to anthropogenic activities, such as, discharges of domestic or industrial effluents, leaching and runoff of pesticides and fertilizers in agricultural lands, among others. The antropogenic activities promote the enrichment in nutrients of aquatic ecosystems, leading to the development of fotoautotrophic organisms, as green algae, cyanobacteria and aquatic plants and lead to the deterioration of the quality of waters. The aim of this work is to present a practical activity for 12th form Biology students. It has a simple methodology given the material and budgetary reality of our schools that allow to simulate, in classroom context, the process of eutrophication of a freshwater resource, caused by agricultural activities waste and, simultaneously, to work on the development of students’ environmental literacy. Active learning of the scientific knowledge will thus be improved, making students aware of the impact of agricultural contaminants on the quality of waters. Moreover, we will try to reinforce the need to promote a balanced management of resources, adopting patterns of production and consumption that are ecologically sustainable.
Description: Mestrado em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas
URI: http://hdl.handle.net/10773/766
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DBio - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008001748.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.