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dc.contributor.advisorRosa, Maria João Machado Pires dapt
dc.contributor.advisorAmorim, Marlene Castropt
dc.contributor.authorSilva, Charlotte Sylvie Blanpain Silvapt
dc.date.accessioned2012-03-30T14:00:47Z-
dc.date.available2012-03-30T14:00:47Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7609-
dc.descriptionMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt
dc.description.abstractO projecto apresentado foi elaborado numa empresa de cerâmica sediada em Fátima, a Matcerâmica. O objectivo principal do trabalho foi melhorar o nível de qualidade na secção de vidração da empresa. Para tal, escolheu-se uma linha específica de peças, a linha Ikea. A metodologia usada no âmbito deste trabalho foi o ciclo PDCA aliado às ferramentas da qualidade e ao diagrama dos 5 porquês. Numa primeira fase identificaram-se as causas dos problemas e recolheu-se a informação necessária para, numa segunda fase, delinear acções. Estas acções de melhoria foram posteriormente analisadas para perceber o seu impacto na organização em estudo. Esta análise comprovou que a linha em questão apresentava alguns problemas, sendo os mais significativos o excessivo número de defeitos relacionados com o lixo de acabamento e a falta de vidro. Depois de perceber as causas destes defeitos tentou minimizar-se a ocorrência dos mesmos. A sensibilização dos operadores para a adopção das acções de melhoria propostas e a integração do conceito de qualidade na vidração foi o ponto de partida para a melhoria da qualidade na secção da vidração. O ciclo PDCA, complementado com as ferramentas básicas da qualidade, revelou-se uma boa metodologia para a resolução dos problemas identificados. No entanto, os problemas não foram eliminados e será preciso disciplina e mão-de-obra qualificada para a sustentabilidade das melhorias alcançadas e para as melhorias futuras.pt
dc.description.abstractThis project was conducted in a ceramics company based in Fátima – Matcerâmica. The main objective of the study was to improve the quality of the glazing section. In order to do so, we chose a specific product line, the Ikea line. The methodology used in this work was the PDCA cycle associated with the seven quality tools and the five whys diagram. Initially we identified the causes of problems and withdrew the necessary information to subsequently take some actions. Subsequently, these actions were analysed to understand their impact on the organization. This analysis confirmed that the line in question has some problems, the most relevant being assorted with the excessive number of defects due to lack of glass and rubbish. After understanding the causes for these defects, the purpose was to minimize their occurrence. The operatorsʼ awareness of them and the integration of the quality concept in the glazing section was the starting point in terms of actions for improvements. The PDCA cycle complemented with the basic tools of quality, has proved to be a good method for solving the problems. However, problems have not been eliminatedand it will take discipline and a skilled force labor to achieve improvement sustainability.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão industrialpt
dc.subjectGestão da qualidadept
dc.subjectEficiência industrialpt
dc.subjectIndústria cerâmica - Fátima (Portugal)pt
dc.titleMelhoria da qualidade num processo de vidração cerâmicapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
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DEGEIT - Dissertações de mestrado

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