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http://hdl.handle.net/10773/7588
Title: | Caderneta virtual: a Web 2.0 ao serviço do ensino não superior |
Author: | Barros, Nuno Miguel Martins |
Advisor: | Almeida, Ana Margarida Pisco Lima, Fernando Jorge Bastos dos Santos |
Keywords: | Administração escolar Sistemas de gestão de informação - Ensino secundário - Viseu (Portugal) Redes sociais Ensino multimédia |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O trabalho apresentado na presente dissertação teve por principal
finalidade especificar e prototipar uma caderneta virtual adaptada
ao contexto das escola secundárias, no âmbito de um plataforma
de gestão escolar, e considerando as lógicas da Web 2.0.
Para tal, foi selecionada uma escola particular que permitisse
desenhar um cenário metodológico de estudo de caso e,
consequentemente, operacionalizar no terreno, a referida
finalidade. Começou por se efetuar um diagnóstico e estudo
caracterizador da escola selecionada, quer no que respeita à
utilização de ferramentas afins, quer no que respeita às dinâmicas
comunicacionais já existentes. Posteriormente, foi necessário
efetuar o estudo das lógicas e serviços da Web 2.0 e a sua
relação com a caderneta virtual a desenvolver para, de seguida,
se poderem especificar as funcionalidades a prototipar. Depois do
protótipo esquematizado, passou-se à sua implementação
utilizando, para o efeito, uma linguagem de programação Web
dinâmica: ASP.net. Para validação do prévio mockup junto dos
utilizadores finais, foram realizados inquéritos por entrevista
exploratória aos diferentes agentes da comunidade escolar.
Os dados recolhidos permitiram compreender que a “Caderneta
Virtual” prototipada se pode assumir como uma ferramenta
comunicacional, baseada nos fundamentos da Web 2.0. Além das
funcionalidades tradicionais das cadernetas do aluno e do
professor, esta poderá efetivamente promover a participação de
todos os elementos da comunidade escolar podendo, igualmente,
ser uma plataforma de construção de conhecimento. Neste
cenário, o papel da Direção das escolas revela-se fundamental no
sentido de disseminar e promover as mais valias de uma
ferramenta desta natureza no fomento da boa vivência da
comunidade escolar. The main purpose of the work presented in this paper was to specify and prototype a virtual grade book adapted to the context of secondary school within a school management platform, and considering the logic of Web 2.0. To this end, we selected a specific secondary school where we defined a methodological case study and, therefore, test the implemented purpose. We began to make a diagnosis on the selected school, regarding the use of similar tools and the existing communication dynamic. Later, it was necessary to study the logic of the Web 2.0 services and their relationship with the development of the virtual grade book and, only then, specify the features to prototype. After the prototype was sketched, we start its implementation using for this purpose, a dynamic Web programming language, ASP.net. To validate the previous mockup with the end users, surveys were conducted thrue exploratory interviews along the different agents of the school community. The collected data demonstrated that the "Virtual Grade Book" prototype can be considered a communication tool, based on the fundamentals of Web 2.0. In addition to the traditional grade books (both student’s and teacher’s), it can effectively promote the participation of all elements of the school community and may also be a platform for knowledge construction. In this scenario, the School Board Director role becomes vital in order to disseminate and promote the added value of such a tool in promoting good life experiences within the school community. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7588 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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