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dc.contributor.advisorCorreia, Jorge Manuel Salgado de Castropt
dc.contributor.authorAlves, Vasco Paulo Cecíliopt
dc.date.accessioned2012-03-20T10:19:01Z-
dc.date.available2012-03-20T10:19:01Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7400-
dc.descriptionDoutoramento em Música - Performancept
dc.description.abstractEste trabalho consiste numa proposta metodológica, denominada A∴418, que visa abordar a actividade especulativa dos performers no que diz respeito às suas concepções interpretativas dos discursos musicais. Foram identificados dois factores inerentes a esta actividade – as concepções expressiva e técnica – como estando na base da configuração final deste processo. O A∴418 resulta de um processo de aplicação de técnicas de análise musical vocacionadas para o estudo da interpretação musical, são elas a Análise da Intenção Musical Interpretativa (direccionada para a concepção expressiva da narrativa sonora) e a Análise Técnica da Intenção Musical Interpretativa (direccionada para a concepção técnico-instrumental do discurso musical). A sistematização deste processo metodológico conduz à produção de uma partitura final, revista pelo músico-instrumentista, na qual acrescem ao discurso original do compositor indicações que reflectem a concepção técnicoexpressiva produzida pelo performer que interpreta a obra musical. Esta metodologia foi demonstrada através da sua aplicação à concepção musical interpretativa do Concerto para Violoncelo em La menor, RV 418, de Antonio Vivaldi, tendo em conta as demandas específicas deste instrumento musical e a leitura idiossincrática que o autor fez desta obra musical em concreto.pt
dc.description.abstractThis work is a methodological approach the A∴418 aiming to explore the speculative activity of the performers in what their interpretative conceptions of musical discourse are concerned. We identified two factors inherent to this activity - the technical concepts and expressive - as being based on the final configuration of this process. The A∴418 results from a process of applying techniques of musical analysis dedicated to the study of musical performance, they are the Interpretative Analysis of Musical Intention (directed to the narrative expressive) and Technical Analysis of Interpretative Musical Intention (directed to technical conception of musical discourse). The systematization of this methodological process leads to the production of a final score, revised by the instrumentalist musician, which add to the composer's original speech directions that reflect the technical and expressive design produced by the performer who plays the musical work. This methodology was demonstrated through its application to the interpretation of the musical conception of the Cello Concerto in A minor, RV 418 by Antonio Vivaldi, taking into account the specific demands of this musical instrument and the idiosyncratic reading of the author who plays this particular piece of music.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.relationFCT/FSEpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnálise musicalpt
dc.subjectInterpretação musicalpt
dc.subjectTécnicas musicaispt
dc.subjectTécnicas instrumentaispt
dc.subjectMúsica para instrumentos de cordas - Violoncelopt
dc.titleA.·. 418: um método de sistematização da concepção musical interpretativapt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101255411-
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UA - Teses de doutoramento

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